domingo, 5 de dezembro de 2010

Assembleia condecora personalidades que trabalham em prol da igualdade racial

A Assembleia Legislativa realizou sessão especial nesta sexta-feira, 3, para homenagear o ministro da Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araújo, com a Medalha de Mérito Tavares Bastos, e o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Antonio Pereira, com a Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares. Outro que também seria homenageado com a Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares seria o ator Milton Gonçalves, que não pode comparecer à solenidade por motivo de trabalho.

O início da sessão foi marcada pela apresentação do ator Chico de Assis, que declamou o poema “Serra da Barriga”, de autoria do ilustre escritor alagoano Jorge de Lima.

Após ser agraciado com a Medalha Tavares Bastos, o ministro Elói Ferreira disse sentir uma “alegria inenarrável” com a homenagem. Em seu pronunciamento, ele agradeceu ao presidente da Casa, deputado Fernando Toledo (PSDB) e ao propositor da sessão, deputado Judson Cabral (PT) pela deferência de lhe conceder a medalha, que leva o nome do patrono do Poder Legislativo.

“Essa comenda, de fato, não é destinada ao Elói pessoa física. Ela tem uma razão, que é o reconhecimento ao governo do presidente Lula, que vem construindo políticas públicas dirigidas à inclusão e à promoção da igualdade racial. Lula é, com certeza, o destinatário dessa homenagem. Mas não nego que estou muito feliz de recebê-la”, ressaltou o ministro.

O embaixador de Cabo Verde, Daniel Antonio Pereira, agradeceu a honraria que lhe foi conferida (Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares), lembrando que a mesma teve participação dos movimentos negros e do Projeto Raízes de África, presidido pela professora Arísia Barros. “Desde os primeiros momentos que soube dessa distinção me manifestei altamente sensibilizado, aceitando o desafio, o peso da responsabilidade e o significado dessa homenagem, que transporta no seu bojo uma história carregada de símbolo da resistência negra contra a escravidão, bandeira do último chefe do Quilombo dos Palmares”, declarou Pereira.

O propositor da sessão solene, deputado Judson Cabral, falou da honra em propor a medalha de Mérito Zumbi dos Palmares a personalidades tão importantes para a cultura étnica e social do país. “Personalidades que, com certeza, marcaram e marcam a história desse Brasil, na luta pela manutenção da cultura negra, pela cidadania e na luta contra o preconceito racial em todas as suas dimensões. Ninguém melhor do que Zumbi dos Palmares para ser exatamente o objeto desse mérito da medalha, que essa Casa concede às personalidades”, disse o petista.

A sessão solene foi presidida pelo chefe do Legislativo, deputado Fernando Toledo, e contou com a presença dos deputados Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT) e Isnaldo Bulhões (PDT). Além deles, também prestigiaram os homenageados o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, tenente-coronel Cristiano Pinto Sampaio; o desembargador Tutmés Ayran, representando o Tribunal de Justiça de Alagoas; o professor Eduardo Magalhães, representando o governo do Estado; a presidente da Ong Projeto Raízes de África, Arísia Barros, entre outros. A solenidade contou ainda com a apresentação de grupos de dança de origem afro.


Fonte: www.ale.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!