terça-feira, 26 de outubro de 2010

Programação Afro

Por: Helciane Angélica


A Fundação Cultural Palmares divulgou no último dia 20 de outubro, os vencedores do Edital Ideias Criativas 2010. No total foram 446 projetos inscritos concorrendo aos 15 prêmios, sendo três projetos em cada região: dois na categoria individual e um na categoria entidade. A Assessoria de Comunicação da FCP também informou no site, que em cada categoria contém um suplente, caso alguma iniciativa não se concretize.

Foram projetos audiovisuais, educativos, artísticos e acadêmicos que refletem a criatividade da comunidade negra brasileira. E para a árdua missão de selecionar os melhores projetos, foram convidados para compor a banca examinadora: Rita de Cássia Valle, atriz baiana do Bando de Teatro Olodum, formada em história, psicopedagoga e museóloga; Januário Garcia, fotógrafo carioca, autor de capas de artistas como Tom Jobim, Chico Buarque e Raul Seixas; Paulo Melo Sousa, poeta, jornalista, pesquisador de Cultura Popular e ambientalista maranhense; Zebrinha, coreógrafo, bailarino e professor baiano; e Igbonan Rocha, músico e produtor cultural alagoano.

Da região Nordeste, os projetos vencedores na categoria individual foram: “Espia Salvador - Território Negro” em Salvador (BA), de Sueide Oliveira de Jesus Matos e “Batuqueiros do Silêncio - Um Baque de Nação Promovendo a Inclusão” de Recife (PE), de Irton Mario da Silva; e na categoria entidade, o escolhido foi o Musical Palmares da Organização Ponto de Equilíbrio em Salvador (BA), cujo autor do projeto é Valdemar dos Santos Carvalho. Todos eles serão executados em novembro, e infelizmente o Estado de Alagoas não levou essa, mas nem por isso as atividades culturais deixarão de acontecer!

O blog “A Terra da Liberdade” já divulgou a programação completa do Mês da Consciência Negra no município de União dos Palmares, que terá início no dia 05 de novembro, com a Solenidade de Abertura às 9h, no Auditório da Prefeitura; às 15h terá a II Caminhada “Respeitando as Diferenças” com concentração na Escola Municipal Salomé da Rocha Barros. Terá ainda a inauguração do Memorial Jorge de Lima às 17h na Casa do poeta Jorge de Lima, e a partir das 18h, tem apresentações culturais na Praça Basiliano Sarmento.

O mês de novembro é o mais expressivo quanto a quantidade e variedade de eventos afros, e a Coluna Axé e o blog da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (COJIRA-AL) está a disposição do movimento social negro alagoano, professores e pesquisadores que queiram divulgar seus trabalhos. Há dois anos, esse é um espaço voltado para dar visibilidade às questões étnicorraciais, à história e cultura afro-descendente. Axé!


Fonte: Coluna Axé / Tribuna Independente (26/10/10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!