terça-feira, 5 de outubro de 2010

Espetáculo de dança-afro

Por: Helciane Angélica


Domingo, 10 de outubro, será uma data especial para a cultura afro-alagoana! No centenário e imponente Teatro Deodoro localizado no Centro de Maceió, terá o lançamento do espetáculo “Oní Xé A Àwúre” (Senhor que faz com que tenhamos boa sorte), que é dirigido pelo dançarino, professor e coreógrafo Edu Passos.

É baseada na lenda da Oxalufã de Pierre Fatumbi Verger – conta a história de Oxalufã (Oxalá), que queria visitar seu filho Xangô. Oxalá consulta o seu Babalaô, onde afirmou para ele que não era uma época boa para fazer aquela viagem, pois se fizesse ia lhe acontecer vários incidentes. Oxalá que era teimoso faz a viagem e vários aborrecimentos acontecem durante o percurso, inclusive, ele acaba sendo preso no Palácio do seu próprio filho, Xangô. Xangô em uma consulta com o seu Babalaô descobre que o homem que está preso no seu Palácio é seu pai, ele ordena que o soltem e prepara uma grande festa para Oxalá.

A apresentação iniciará às 20h, com duração média de 50 minutos, a entrada será gratuita por meio de convites distribuídos na bilheteria do Teatro até sexta-feira. Mas, felizmente, também percorrerá diversos bairros de Maceió com apresentações públicas, pois tem um formato que se adapta a lugares abertos nas comunidades periféricas que tem difícil acesso, e dará a oportunidade para muitas pessoas que nunca assistiram a um espetáculo.

Confira a agenda: no dia 12 de outubro, na Praça Santa Tereza (Ponta Grossa); 23/10 na Praça Lucena Maranhão (Bebedouro); 29/10 no projeto Mirante Cultural (Jacintinho); 30/10 no Alto do bairro de Ipioca; e 06/11 na Praça Sebastião Elias (vizinho à Companhia da PM) no Clima Bom.

Trata-se do trabalho desenvolvido no projeto “Dança Afro-Brasileira nas escolas”, o único da região nordeste a ser premiado no I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, promovido pelo Ministério da Cultura. Foram realizadas várias oficinas de dança-afro em duas escolas públicas de Maceió: Escola Estadual Alberto Torres (Bebedouro) e a Escola Estadual Professor Theonilo Gama (Jacintinho).

Na equipe estão 22 jovens dançarinos que contaram com a Direção Cênica da Professora Mestra Nadir Nóbrega Oliveira. Também está Paulinho Keita na Direção musical, a participação de percussionistas e a bela voz do músico Igbonan Rocha. Além de outros profissionais super-competentes atuando na organização do figurino, cenografia, palco, iluminação, equipe técnica de som e assessoria de comunicação.

Uma realização do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Fundação Cultural Palmares. E tem o patrocínio da Petrobras através da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura), do Ministério da Cultura. Mais informações: dancaafroescolas.blogspot.com.


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (05/10/10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!