terça-feira, 19 de outubro de 2010

Grande expectativa em torno dos vencedores

Foto: Joceline Gomes / Divulgação Palmares

Joceline Gomes

A comissão julgadora do Edital Ideias Criativas para 20 de Novembro já avaliou os mais de 446 projetos inscritos para concorrem aos 15 prêmios oferecidos pela Fundação Cultural Palmares. Composta pelos mais gabaritados especialistas em manifestações culturais, a comissão deverá anunciar o resultado do processo seletivo na próxima quarta-feira.

A banca foi composta por Rita de Cássia Valle, atriz baiana do Bando de Teatro Olodum, formada em história, psicopedagoga e museóloga; Januário Garcia, fotógrafo carioca, autor de capas de artistas como Tom Jobim, Chico Buarque e Raul Seixas; Paulo Melo Sousa, poeta, jornalista, pesquisador de Cultura Popular e ambientalista maranhense; Zebrinha, coreógrafo, bailarino e professor baiano; e Igbonan Rocha, músico e produtor cultural alagoano.

Até chegarem aos vencedores, a comissão se reunia, diariamente, por cerca de 7 horas corridas. Cada jurado ficou responsável pela análise dos projetos de uma região e deveria escolher dois na categoria Individual e um na categoria Entidade, totalizando 15 vencedores. Não foi um processo fácil, mas todos cumpriram com profissionalismo, objetividade e prazer. A opinião comum a todos os membros da comissão é que a iniciativa do Edital é louvável, deve continuar, e pode contar com todos eles nas próximas edições.

Conheça a opinião da comissão


Rita de Cássia Valle
- "Foi muito bom participar da comissão julgadora, porque foi possível perceber a criatividade em todas as regiões. Ficamos surpresos em ver a produção cultural afro-brasileira em regiões que não esperávamos tanto. Louvores à Palmares pela iniciativa, pelo foco no Brasil todo. Deveriam existir mais projetos como esse. É importante que existam e que continuem".




Igbonan Rocha -
"Parabenizo a Palmares pela qualidade da comissão julgadora, que foi muito democrática nas discussões, nas escolhas. Foi uma grande troca, tudo era discutido na coletividade. E o perfil das pessoas selecionadas favoreceu isso. Não foram pessoas burocráticas, foram pessoas do meio artístico e cultural".




Januário Garcia -
"Foi uma ótima experiência, que passou uma visão ampla da comunidade negra brasileira ligada à arte e à cultura. A comissão foi bem dinâmica, discutimos sobre tudo abertamente. O pré-preparo da Palmares facilitou muito o trabalho da Comissão. Foi muito interessante. Participaria novamente, mesmo com as dificuldades na seleção final".





Paulo Melo Sousa -
"Agradeço a oportunidade de ter participado dessa comissão, fiquei muito feliz com o convite. A Palmares realiza um trabalho importantíssimo na execução dessa iniciativa, pois trabalha com a inclusão e o protagonismo. É um projeto que merece mais parceiros".




Zebrinha -
"Como artista e pelo meu tempo de carreira, sinto que é um dever cidadão estar aqui, livre de qualquer protecionismo, fazendo parte desse processo que abrange todo o Brasil. A equipe foi genial em termos de convivência, muito aberta a discussões, a compartilhar opiniões importantes para a escolha dos projetos. A Palmares deixou aberto para o nosso critério e não o que eles querem que seja aprovado. Houve isenção total da instituição nas discussões, isso é muito importante numa iniciativa como esta".


Fonte: Ascom - Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!