segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Alagoas: Seminário abre hoje Semana Nacional da Comunicação


Um seminário sobre a democratização da comunicação, marcado para segunda-feira, às 19 horas, no Teatro-Auditório dos Bancários, abre em Alagoas a Semana Nacional da Comunicação, que transcorrerá entre os dias 18 e 23 deste mês.

Durante o evento, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas e outras entidades da sociedade civil, será elaborada uma carta para os candidatos ao governo do Estado, cobrando-lhes compromisso com o que foi aprovado nas conferências estadual e nacional de Comunicação, realizadas no ano passado.

A criação do Conselho Nacional de Comunicação e a exigência de diploma para os jornalistas são duas decisões tiradas na Conferência Nacional (Confecom), as quais precisam ser viabilizadas pelo governo e o Congresso. Os dois itens estão no slogam da Semana Nacional da Comunicação coordenado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e são vistos pela entidade como regulamentações necessárias à democracia.

No âmbito estadual, uma das principais deliberações da Conferência Estadual (Conecon) foi a trasformação do Conselho Estadual de Comunicação em um fórum deliberativo, ao invés de consultivo, o que depende de projeto de lei do governo a ser enviado à Assembléia Legislativa. Os jornalistas também reivindicam a criação da carreira e concurso público nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Seminário de segunda-feira vai reunir profissionais da imprensa, parlamentares, estudantes, professores, lideranças sindicais, lideranças comunitárias e representantes dos três poderes. A carta para os candidatos ao governo deve ser entregue na quinta-feira, dia 21, em local a ser definido com suas assessorias.

Fonte: Sindjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!