segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Número de inscritos em concurso da Palmares surpreende



O número de trabalhos inscritos no Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira, Comunidades Tradicionais e Cultura Afro-Latina, promovido pela Fundação Cultural Palmares (FCP), superou as expectativas dos organizadores. No total, foram encaminhadas 146 monografias e dissertações à instituição - o que, para seu presidente, Zulu Araújo, exprime a disposição da sociedade brasileira de retirar a cultura negra da invisibilidade.

Mércia Queiróz, coordenadora do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) da Fundação Palmares, informa que 77 candidatos se autodeclararam afrodescendentes, o que representa 52,7 % dos trabalhos inscritos. Ela explica que a inclusão do item sobre a declaração da etnia no formulário de inscrição teve como objetivo instituir um critério de desempate. Neste caso, a preferência será dada ao candidato afrodescendente, como forma de contribuir para a inclusão dos negros nos espaços sociais privilegiados.

Foram registradas 62 monografias (conclusão de graduação) e 84 dissertações (mestrado), distribuídas entre as três áreas temáticas estipuladas no edital: Cultura Afro-Brasileira, Cultura Afro-Latina e Comunidades Tradicionais (quilombos e comunidades religiosas de matriz africana). Deste total, 109 trabalhos foram habilitados para concorrem a uma das trinta premiações do concurso.

Em cada uma das cinco regiões brasileiras serão selecionados os seis melhores trabalhos acadêmicos (dois por área temática). O maior número de inscrições veio dos estados do Nordeste, Sul e Sudeste. A lista dos membros da comissão julgadora será divulgada nos próximos dias. Serão 22 professores contratados, entre doutores e mestres, abrangendo todas as regiões do País. Cada trabalho habilitado será analisado por dois membros da Comissão O resultado final deverá ser conhecido até o dia 20 de novembro deste ano.

Os textos inscritos no concurso, que deverá ser anual, serão publicados no site do Observatório Afro-Latino. Além de fomentar a produção de pesquisas que tratem dos citados temas, a iniciativa tem o objetivo de ampliar o espaço de divulgação para os trabalhos acadêmicos dos novos pesquisadores, abrindo um canal de diálogo com estudiosos de todo o mundo.


Fonte: Assessoria de Comunicação - FCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!