domingo, 11 de outubro de 2009

Festa dos Erês

Por: Helciane Angélica - Jornalista (Cojira/AL)


Em Maceió, a festa dos dia das crianças também é comemorado nas instituições ligadas ao movimento social negro que agregam as ações político-culturais-educativas com as atividades recreativas.

No sábado pela manhã, o Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê realizou o Dia da Criança Afro-Descendente no bairro de Bebedouro. Cerca de 50 participantes, crianças e adolescentes dessa comunidade periférica compareceram nas oficinas de teatro, dança, capoeira, figurino, pintura e principalmente das brincadeiras.

Na segunda-feira (12), é a vez do Centro Afro Cultural Abaça de Oxum Pandá no Conjunto Village Campestre, no bairro do Tabuleiro do Martins, terá das 10 às 15h, várias brincadeiras infantis (corrida de saco, dança da laranja, dança da cadeira, quebra-pote, etc). E a partir das 15h30, acontecerá o Toque dos Erês.

Lembrando que os meses de setembro e outubro são dedicados ao orixá Ibejè (crianças) que no sincretismo são os santos Cosme e Damião, responsáveis pelos cuidados da vida, alegria e da saúde das crianças, consideradas sagradas e invioláveis. Muitas casas de axé desenvolvem várias ações nesse período e parabéns a todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!