quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Jornalistas promovem encontro internacional sobre indicadores de raça e etnia e censos de 2010

Em pauta: indicadores socioeconômicos de raça e etnia nos meios de comunicação e a rodada dos censos de 2010. Encontros são gratuitos e recebem inscrições até 15 de setembro



Porto Alegre (Brasil) - A cobertura da imprensa brasileira sobre a questão racial e a produção de dados sobre a população negra são assuntos do II Seminário Estadual O Negro na Mídia: a Invisibilidade da Cor e do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010.


Os eventos acontecem nos dias 17 e 18 de setembro, em Porto Alegre, e reúnem jornalistas, institutos de pesquisa, especialistas em indicadores socioeconômicos, governo brasileiro e Nações Unidas. No primeiro dia, o seminário vai abordar o tema Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação. O evento propõe a jornalistas, universitários dos cursos de Comunicação e Jornalismo e público em geral um repensar sobre as diferenças raciais e étnicas, práticas de discriminação e racismo, identidade e auto-estima da população negra brasileira.


Na manhã do dia 18 de setembro, o Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010 instala a agenda da desagregação de dados por raça e etnia nos censos de 2010 entre jornalistas, comunicadores e sociedade civil. O debate vai ter as contribuições de jornalistas do Brasil, Colômbia, Equador, Porto Rico e Espanha.

Os eventos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até 15 de setembro pelo e-mail web@jornalistasrs.brte.com.br


Os encontros são promovidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, através do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros, com apoio da Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas), Fepalc (Federação de Jornalistas da América Latina), ARI (Associação Riograndense de Imprensa), UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) Brasil e Cone Sul, UNIC-Rio (Centro de Informação das Nações Unidas) e IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).



Serviço


Datas: 17 e 18 de setembro de 2009
Local: Associação Riograndense de Imprensa (Avenida Borges de Medeiros, 8º andar) - Porto Alegre/RS
Informações: (51) 3226.0664 e web@jornalistasrs.brte.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!