segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Segunda edição do Projeto Passeio no Parque realiza o Banquete dos Ancestrais na Serra da Barriga

Foto: João Paulo Farias / Divulgação



A segunda edição do Projeto Passeio no Parque realizou neste domingo (08.01), na Serra da Barriga, o primeiro Banquete dos Ancestrais. O evento reuniu centenas de pessoas que prestigiaram atividades culturais durante todo o dia no Parque Memorial Quilombo dos Palmares e degustaram o cardápio afro-indígena, que foi servido no restaurante Kùuku-Wàana (Banquete Familiar).

A parceria entre a Fundação Cultural Palmares, a Associação dos Grupos Culturais de União (Agrucenup), o Grupo Espírita Santa Barbara (Guesb) e empresários locais foi fundamental para a realização desta segunda edição do Projeto, que contou com a presença de caravanas das cidades de Colônia Leopoldina, Ibateguara e Maceió.

Segundo Genisete Sarmento, representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, o Passeio no Parque tende a crescer a cada mês, com a aproximação da população à história de um lugar que foi imortalizado como símbolo da luta por liberdade. “Esse espaço tem que ser ocupado ao longo do ano, não só em novembro, quando se celebra o dia 20, a energia aqui é fantástica”, afirmou Genisete, agradecendo as parcerias fundamentais na execução dos eventos.

O ex-deputado estadual Paulo Fernando dos Santos elogiou a iniciativa da Palmares em Alagoas pela realização do projeto e destaca o simbolismo do Quilombo dos Palmares e sua importância na luta pela liberdade. “A valorização desse local é fundamental para continuação da história do que fora no passado um dos maiores símbolos de resistência à escravidão”, disse.

Várias atrações culturais animaram os visitantes: o Grupo Inaê, o Grupo de Dança Brilho da Paz e a Banda Afro Zumba se apresentaram em um palco montado na área externa do Restaurante Kùuku-Wàana. No espaço Batucajé, o show ficou por conta do Grupo de Capoeira Palmares – Maculelê.


Fonte: O Relâmpago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!