Órgão fornecerá transporte para integrantes dos terreiros religiosos de matriz africana de Alagoas que participarão do evento nesta quarta-feira
Vinte ônibus serão disponibilizados pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) para transportar membros de todos os terreiros religiosos de matriz africana de Alagoas que participarão, nesta quarta-feira (1º de fevereiro), do dia do perdão pelo “Quebra de 1912”, quando os terreiros de Candomblé foram alvos de ação violenta da polícia.
De acordo com o gerente Afroquilombola da Superintendência de Direitos Humanos da SEMCDH, Claudio Figueiredo, o órgão apoiou a Universidade Estadual de Alagoas (Unueal) na articulação dos grupos em Maceió e cidades do interior. Ele lembrou que a universidade realiza neste ano o projeto Xangô Rezado Alto, uma referência antagônica do que ficou conhecida a prática de se celebrar seus ritos com os atabaques sendo tocados timidamente, ou simplesmente baixo, o que ficou conhecido por “xangô rezado baixo”.
Segundo Claudio, está prevista a participação de aproximadamente mil pessoas no dia quando acontecerá um grande cortejo às 15h da Praça D. Pedro II, percorrendo a Rua do Sol, fazendo duas homenagens seguindo até à Praça Mal Floriano Peixoto (Praça dos Martírios), onde deverá ocorrer uma grande congregação cultural, na qual o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, assinará um ato - em nome do Governo de Alagoas - pedindo perdão às comunidades, terreiros e ao povo alagoano pela violência cometida em 1912.
Fonte: Secretaria Estadual da Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua mensagem!
Axé!