sábado, 10 de dezembro de 2011

Festa das Águas levou milhares de religiosos à orla de Maceió



Programação contou com várias apresentações culturais e show da cantora carioca Leci Brandão



A Festa das Águas, realizada nesta quinta-feira (8), levou à praia de Pajuçara milhares de religiosos de matriz africana para homenagear e prestar oferendas a Iemanjá, a grande mãe e senhora das águas. O evento organizado por movimentos afro-alagoanos contou com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A praia de Pajuçara sempre foi um tradicional ponto de homenagem a senhora de todas as águas. Neste ano de 2011, a Secretaria da Mulher e a Secult realizaram o evento na orla com uma estrutura adequada para receber religiosos de todo o Estado. A Festa das Águas teve como tema: Celebrar a diversidade étnica, cultural e religiosa pelo fim do preconceito.

A secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, falou sobre este dia importante para a cultura afro-alagoana. “A Secretaria fez seu papel apoiando e dando suporte para a realização do evento, que é uma festa bonita onde todos puderam expressar suas religiões. É nosso dever buscar o fim do preconceito em qualquer que seja o seguimento social’’, disse.

O gerente afro-quilombola da Secretaria da Mulher, mestre Cláudio, comemorou a presença dos religiosos.“Se não fosse o apoio da Secretaria da Mulher, não teríamos a visibilidade que tivemos na festa, sem falar no apoio de segurança como um todo. Esse dia sempre foi comemorado de forma tímida, mas este ano com a articulação dos movimentos populares e afro-alagoanos fizemos apresentações culturais de acordo com cada grupo”, afirmou.

Um dos representantes da Articulação da Cultura Popular e Afro-alagoana, Cristiano Barros, disse que a festa foi bem organizada e Iemanjá merece todas as homenagens. “É um dia especial para os religiosos de matrizes africana, um dia consagrado a uma das orixás mais conhecida no Brasil e uma figura que tem vocação materna. Mas também é um momento para lembrar o preconceito e discriminação que existem contra estas religiões de matriz africana’’, destacou.

O evento contou com a participação dos grupos ArêIorubá (Núcleo Cultural da Zona Sul); Maracatu Raiz da Tradição (Abassá de Angola de OyáIgbalé); Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara); Afoxé Oju Omin Omorewá; Coletivo Afro Caeté. Além da Roda Aberta de Capoeira com representantes de diversos grupos de Alagoas; Maculelê do Yá Capoeira; e a performance afro Eu Sou.

Para encerrar a festa, a cantora e compositora carioca fez um discurso cheio de emoção e um show em homenagem a Iemanjá e todos os religiosos presentes. “Quando cheguei a Maceió fiquei emocionada, pois vi centenas de pessoas de vários terreiros tocando seus atabaques na areia, trazendo suas flores. Por isso, desejo meus parabéns ao movimento negro do Estado de Alagoas’’, enalteceu.

Leci Brandão também agradeceu à Articulação da Cultura Religiosa de Alagoas e aos secretários de Estado Kátia Born e Osvaldo Viégas.


Fonte: Ascom Secretaria da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!