sábado, 21 de maio de 2011

Juventude APNs de Alagoas reúne-se neste sábado

Por: Helciane Angélica - Jornalista


Acontece hoje, 21 de maio, o 1º Encontro Estadual da Juventude dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) em Alagoas com o tema: “Juventude APNs/AL rumo a uma nova história”. Os integrantes da entidade nacional contam, mais uma vez, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), que gentilmente cedeu o espaço para a execução do evento.

A atividade de mobilização e formação, busca mobilizar os grupos de base denominados mocambos, contribuir para a formação sócio-política e o empoderamento dos jovens, assim como, prepará-los para as discussões sobre a 2ª Conferência Nacional da Juventude e na luta por políticas que atendam as reais necessidades e respeitem os mais diversos tipos de juventudes deste país.

Outro importante momento, será a escolha dos(as) representantes oficiais que deverão participar do 1º Encontro Nacional da Juventude APNs, no período de 14 a 17 de julho, em Campinhas (SP). Atualmente, o Estado de Alagoas possui dois mocambos vinculados aos APNs: o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e o Mocambo Esperança.


Contexto

Os APNs são uma entidade do movimento negro brasileiro, possui 28 anos de atuação e encontra-se presente em todas as regiões do país, com membros em 12 estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Tem como missão denunciar qualquer forma de racismo e preconceito, além disso, contribuir na efetivação de políticas públicas e ações afirmativas que garantam à população negra o acesso aos direitos e à cidadania. Seu lema é: Conscientização, organização, fé e luta!

PROGRAMAÇÃO
08h30 – Acolhimento
09h00 – Mushaká (momento de reflexão) / Boas vindas: Fernanda Monteiro – Representante Estadual da Juventude APNs-AL
09h20 – Lanche
09h40 – Painel: “Juventude APNs/AL rumo a uma nova história”
1.  Relações de Gêneros e Juventude
Elida Rachel – Jornalista / Secretária Estadual de Políticas Sociais da CUT em Alagoas / Diretora de Formação Política do Sindjornal e participa do Coletivo de Jornalistas pela Diversidade Sexual (COJDS).
2.  Políticas públicas para a Juventude
Ana Maria da Silva – Superintendente de Políticas para a Juventude, da Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos.
3.  Pertencimento Étnico
Helciane Angélica – Jornalista / Coordenadora Estadual dos APNs-AL / Editora da Coluna Axé e integrante da Cojira-AL
11h00 – Debate
12h00 – Almoço
13h00 – Divisão de três Grupos de Trabalho (GTs) para a leitura do Texto-Base e definição de propostas (cinco de cada grupo)
15h00 – Lanche / Cânticos
15h20 – Plenário
·      Apresentação das propostas
·      Debates
·      Eleição dos delegados alagoanos para o 1º Encontro Nacional da Juventude APNs em Campinas (SP), de 14 a 17 de julho de 2011.

 
16h00 - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!