terça-feira, 3 de maio de 2011

Fenal: o recomeço

Por: Helciane Angélica - Jornalista



Acontece hoje, 03 de maio, às 8h30 no auditório da Superintendência de Direitos Humanos – antigo Hotel Beiriz no Centro de Maceió – uma Assembleia Geral Extraordinária do Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal). Todas as entidades que estavam filiadas devem enviar dois representantes para debater sobre a atual conjuntura do Fórum, reestruturar as ações, elaborar um planejamento, entre outras propostas das representações.

O Fenal foi fundado em outubro de 2005, tem como principal objetivo organizar a comunidade negra para reivindicar a concretização de políticas públicas no Estado e combater o racismo e a intolerância religiosa, além de propagar a consciência étnicorracial. Chegou a ter mais de 30 entidades filiadas em diversos segmentos afros: capoeira, banda afro, teatro, dança, religiosos de matrizes africanas, organizações político-culturais, estudantes e pesquisadores que trabalham com a questão negra.

Igualmente ao pássaro mitológico Fênix, o Fenal quer renascer das suas próprias cinzas, visto que a última eleição ocorreu no dia 15 de março de 2008, os diretores da gestão Resistência Negra (2008-2010) nunca tomou posse e as articulações foram diminuindo ao longo de 2009 até cair no esquecimento.

Enfim, apesar de todas as dificuldades, os grupos continuam ativos e executam suas ações em várias partes do Estado, principalmente, nas periferias. Desejamos sucesso na rearticulação e que o movimento negro alagoano seja fortalecido. Axé!


Fonte: Coluna Axé - Jornal Tribuna Independente - nº148 (03.05.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!