domingo, 15 de maio de 2011

Emoção marca lançamento do Prêmio Abdias Nascimento

Em um evento marcado por momentos de muita emoção e alegria, que contou com a participação da ministra da Igualdade Racial, Luiza Barros, e de representantes de várias entidades populares, foi lançado nesta terça-feira, dia 10, no auditório do Sindicato, o Prêmio Nacional Jornalista Abdias do Nascimento.
Lançado pelo Sindicato, por iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), o Prêmio surge em 2011, declarado pela Organização das Nações Unidos como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, e tem como objetivo estimular anualmente a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à população negra. A jornalista Miriam Leitão e o professor Muniz Sodré falaram sobre “A questão negra na mídia contemporânea”.

No evento, ele foi homenageado com uma placa que reproduz a sua ficha de inscrição no Sindicato, datada de 1947. O jornalista Carlos Alberto de Oliveira Caó, ex-presidente do Sindicato e autor da lei que tem seu apelido e pune o racismo como crime, fez a entrega da placa a Elisa Larkin Nascimento e ao engenheiro Henrique Cristóvão Garcia Nascimento, mulher e filho de Abdias.
Durante o lançamento do Prêmio, foi exibido um documentário de cinco minutos sobre a trajetória política de Abdias, que passou 13 anos exilado nos Estados Unidos, por não poder suportar o autoritarismo da ditadura no Brasil, para onde voltou com a Lei da Anistia e elegeu-se deputado federal e senador.

Professor emérito da Universidade de Nova York, professor conferentista da Universidade de Yale e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Abdias participou em 1931 da Frente Negra Brasileira e fundou em 1944 o Teatro Experimental do Negro, formando uma geração de atores e atrizes negros. Fundou em 1948 o jornal Quilombo, periódico era utilizado para articular e divulgar a Convenção Nacional do Negro Brasileiro.
Abdias Nascimento, de 97 anos, está internado na UTI do Hospital dos Servidores no Centro do Rio de Janeiro, é um dos principais ícones da luta contra o racismo.
A presidente do Sindicato, Suzana Blass, integrou a mesa ao lado de Eliza Larkin Nascimento, Ana Toni, presidente da Fundação Ford, patrocinadora do Prêmio, e Angélica Basthi, coordenadora do projeto do Prêmio.


Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro / COJIRA-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!