terça-feira, 31 de maio de 2011

Abdias Nascimento: orgulho negro!

Por: Helciane Angélica - com informações de agências nacionais de notícia

No dia 24 de maio, o Movimento Negro do Brasil ficou de luto! Faleceu no Rio de Janeiro aos 97 anos, Abdias do Nascimento, um dos pioneiros na luta contra a discriminação racial e na defesa dos direitos dos afrodescendentes pelo mundo. O ativista não resistiu às complicações em decorrência da insuficiência cardíaca e respiratória, que o levaram a uma internação no mês passado.

Abdias foi ator, artista plástico, poeta, jornalista e dramaturgo. Teve presença marcante como Senador da República, Deputado Federal e Secretário de Estado no Rio de Janeiro. Foi ativista da Frente Negra Brasileira; criou o Teatro Experimental do Negro (TEN) na década de 1940; fundou o Jornal Quilombo; é de sua autoria o primeiro projeto de lei sobre políticas afirmativas. Autor das obras “Sortilégio”, “Dramas para Negros e Prólogo para Brancos” e “O Negro Revoltado”, relatou sempre sobre as realidades quilombolas e temas como o pensamento dos povos africanos, combate ao racismo, democracia racial e o valor dos orixás nas religiões de matriz africana. E era professor emérito da Universidade de Nova York e Doutor Honoris Causa por várias instituições de ensino superior.

Várias instituições e autoridades expressaram a sua admiração em relação a Abdias e prestou solidariedade a família do líder negro por meio de notas públicas, a exemplo de: Eloi Araújo, Presidente da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura; Luiza Bairros, Ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (Seppir); Rebecca Reichmann Tavares, Representante da ONU Mulheres Brasil e Coordenadora do Grupo Temático de Gênero e Raça das Nações Unidas no Brasil; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Presidenta da República, Dilma Rousseff.

O corpo de Abdias foi sepultado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e o seu desejo de ser cremado foi respeitado, e suas cinzas serão levadas para a Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares em Alagoas, no dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. As homenagens não param por aqui, o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, comprometeu-se em conversar com os familiares de Abdias para estudar as possibilidades da criação de um memorial.

Abdias foi um guerreiro, que lutou por respeito e igualdade racial, pela garantia dos Direitos Humanos e a cultura da Paz entre os diversos povos que formam esse “país-continental”. Enfim, um homem que deixará saudades, mas também, um legado vasto e inspirador para diversas gerações. Descanse em paz! Axé!

Fonte: Coluna Axé - nº152 - jornal Tribuna Independente (31.05.11)

Um comentário:

  1. Realmente trágico ao menos Sérgio Cabral, comprometeu-se em conversar com os familiares de Abdias para estudar as possibilidades da criação de um memorial.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!