domingo, 1 de maio de 2011

Cultura popular de Alagoas em destaque



Mais uma vez a história vem comprovar que só com a UNIÃO, ORGANIZAÇÃO E PRESSÃO POPULAR a sociedade terá direitos às políticas públicas e inclusão social.

A aplicação da Lei Municipal de Incentivo a Cultura na Cidade de Maceió pelo atual prefeito Cícero Almeida é fruto da pressão de diversos segmentos culturais em nossa cidade. Segmentos que representam as linguagens de artes visuais, teatro, dança, música, cultura popular e afro.

A referida lei foi criada em 1997, sancionada e publicada no Diário Oficial do Municipal após receber pareceres favoráveis do MINISTERIO PÚBLICO, SECRETARIA DA FAZENDA E SECRETARIA DE PATRIMONIO DA PREFEITURA DE MACEIÓ.

Depois de mais de dez anos de descaso do poder público (diversos prefeitos) com os artistas, produtores culturais e a sociedade em geral, o prefeito anuncia a "APLICAÇÃO" da LEI EM CLIMA DE FESTA, para em momento de grande crise política (denúncias de mau uso do dinheiro público) aparecer de "BOM MOÇO".

Conforme a Lei, as verbas pra cultura serão destinadas dos valores do IPTU e do ISS (Imposto Sobre Serviço) arrecadado anualmente pela prefeitura de Maceió e seus percentuais ficarão entre 1% a 2% da arrecadação. Se a Lei estivesse funcionando em 2011 os artistas teriam acesso a aproximadamente um milhão e meio de reais para fazer cullura nessa cidade

Quantos milhões deixaram de ser investidos na area de cultura em nossa cidade desde a aprovação dessa Lei?

Até quando vamos suportar tanto desrespeito?


O FÓRUM PERMANENTE PELA CULTURA/AL e a ARTICULAÇÃO PELA CULTURA POPULAR E AFRO se farão presentes para continuar pressionando e cobrando responsabilidade social e política da atual gestão; cobrar cursos de formação para conhecimento e melhor aplicabilidade da Lei e cobrar principalmente respeito a cultura do nosso povo.

Gostaríamos de convocar todos os fóruns e demais segmentos interessados a fortalecer a luta a também se fazer presentes!

Por: Sirlene Gomes (082) 8701-6490

Representante do Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano - Quilombo no Fórum Permanente de Cultura de Alagoas e na Articulação Pela Cultura Popular / Afro Produtora Cultural / Educadora Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!