terça-feira, 24 de maio de 2011

Ígbá e a equidade de gênero

Por: Helciane Angélica - Com informações da Ascom

Nesta quarta-feira, 25 de maio, acontecerá o Ígbà: III Seminário Afro-Alagoano em Maceió. A atividade é uma realização do Projeto Raízes de Áfricas e conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas; Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió; Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte; e da Polícia Civil de Alagoas.

Tem como principais objetivos: “estabelecer espaços de formação continuada, socializando instrumentos e mecanismos válidos que contribuam para a discussão social sobre o racismo e as possibilidades de rompê-lo, nos vários campos da sociedade, criando o enfrentamento às vulnerabilidades e diferentes violências – racial, de gênero e social”.

O evento tem como tema central “A ONU Mulheres e a Equidade de Gênero”, na programação terá a palestra “O impacto do racismo e da violência sexual na construção identitária das meninas” e o lançamento da coletânea audiovisual “Mulheres no Cone Sul”. A Coordenadora de Direitos Econômicos da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino, estará em Alagoas para repassar as informações e, também, se reunirá com lideranças empresariais para divulgar os Princípios de Empoderamento das Mulheres, propostos pelo UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e pelo Pacto Global das Nações Unidas.

A ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres – foi criada no dia 2 de julho de 2010 pela Assembléia Geral da ONU, tendo como objetivo atender as necessidades e demandas das mulheres e meninas do mundo inteiro.

No dia 25 de maio, também é comemorado o Dia da África ou Dia de Libertação da África, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. No ano de 1979 percebeu-se a necessidade de criar uma Comunidade Econômica Africana (CEA), e no dia 11 de julho de 2002, a União Africana (UA) foi institucionalizada na cidade de Durban, na África do Sul, com a missão de analisar as mudanças sociais, econômicas e políticas. Também é o dia de celebração da luta e organização dos povos africanos para garantir a sua emancipação em todas as esferas, além claro, de promover as estratégias para a construção de um futuro melhor do continente.

Os interessados e interessadas em participar do evento, devem seguir para o Auditório da Casa da Indústria no bairro do Farol, a atividade acontece das 8h às 16h, e terá a entrega de certificado para os presentes. A palavra Ígbá na língua africana quer dizer encontro. Contato: (82) 8827-3656.

Fonte: Coluna Axé - nº 151-  Tribuna Independente (24.05.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!