domingo, 11 de outubro de 2009

Conferência de Comunicação: questões énticorraciais em evidência

Nos dias 09 e 10 de outubro, ocorreu a Conferência Regional Metropolitana de Comunicação (Conrecom) em Maceió-AL, que teve como tema: "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital". Na ocasião, estiveram presentes acadêmicos de comunicação social, jornalistas, radialistas, relações públicas, profissionais de outras áreas e lideranças dos movimentos sociais.


Do movimento social negro alagoano, prestigiaram as palestras e contribuíram com as discussões: o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô; Centro Afro Cultural Abaça de Oxum Pandá e ONG Maria Mariá - respectivamente representados pela jornalista Helciane Angélica, a ialorixá Rosineide Souza da Costa, a publicitária e professora Arísia Barros. Elas também ficaram entre os 32 delegados (as) para a etapa estadual em novembro.


As ativistas lutaram por uma comunicação mais democrática e que respeite a diversidade étnicorracial, gênero, orientação sexual e opção religiosa. Dentre algumas propostas aprovadas nesse segmento estiveram: maior punição sobre os termos racistas e preconceituosos utilizados nos meios de comunicação; garantir um espaço igualitário para todas as religiões na mídia, principalmente, para as religiões de matrizes africanas; ampliar o espaço dos movimentos sociais nas concessões públicas de rádio e TV, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!