Por: Helciane Angélica - Cojira/AL
Foto: Paulo Mussoi / Divulgação
Já está na boca do povo a produção cinematográfica brasileira “Besouro – Da capoeira nasce um herói”, que mescla realidade e ficção, contando a história do capoeirista Manoel Henrique Pereira que se passa no Recôncavo Baiano no período pós-Abolição.
O Besouro Mangangá ou Besouro Cordão de ouro aprendeu a lutar com as forças da natureza e era conhecido por bater e depois sumir, mas diz a lenda que era voando. Agora, o mito se expande e ganha às telas da 7ª arte, com certeza é uma ótima dica para o mês da consciência negra.
O filme dirigido por João Daniel Tikhomiroff possui um elenco jovem e na sua maioria baianos, e o melhor que já tinha identificação com a capoeira. Produzido pela Mixer e Globo Filmes, e distribuído pela Miravista; recebeu o patrocínio de empresas fortes, como: Petrobras, banco Bradesco, BNDES, Oi, Tam, governos da Bahia, São Paulo, governo federal e outros apoiadores.
O site oficial é lindo e tem informações importantíssimas sobre o filme para a imprensa e para os/as amantes da capoeira - patrimônio cultural, que recentemente foi defendida como desporto nacional. Confira: www.besouroofilme.com.br.
A estreia nacional acontece nessa sexta-feira (30/10), e em Maceió-Alagoas, no Shopping Farol, às 20h30 o grupo Muzenza realizará uma roda especial em frente ao cinema, na praça de alimentação.
Salve o cinema nacional! É imperdível! Axé!
Fonte: Blog da Helciane (www.helciane-angelica.blogspot.com)
Gostaria de colocar em evidencia sobre esta nota do evento o que foi denunciado e vai sendo informado pra '7 mares' BR e afora na Roda Virtual. -- Mes. JC
ResponderExcluir-----
----- Original Message -----
From: Mauricio Alves Pastor
To: mestrejeronimo@gmail.com
Cc: mapastor@saude.al.gov.br
Sent: Friday, February 26, 2010 12:28 AM
Subject: NOVIDADES
QUERIDO MESTRE (PARA OS 7 MARES – FIQUE A VONTADE)
A COISA TÀ PRETA. AQUELE ASSUNTO QUE ACONTECEU NA SERRA DA BARRIGA DE 2009 ESTOUROU AO PONTO DE UM MESTRE DAQUI ESTAR ME AMEAÇANDO QUE VAI ME PEGAR. A CARAPUÇA CAIU E EU JÁ AVISEI QUE NO PRESÍDIO TEM VAGA PARA QUEM QUISER DAR AULAS DE CAPOEIRA DE GRAÇA. NÃO FOI PRECISO DAR NOME.
INFORME:
VENHO A TODOS INFORMAR QUE O ENAFEC (ENCONTRO ALAGOANO FEMININO DE CAPOEIRA) NÃO É DO GRUPO LEGIÃO BRASILEIRA DE CAPOEIRA. QUEM AFIRMAR ISTO TÁ MENTINDO E POSSO PROVAR POIS EU E A ALUNA LINDA FOI QUE IDEALIZAMOS TUDO. É UM TRABALHO INDEPENDENTE, NÃO PERTENCE A NENHUM GRUPO E/OU ENTIDADE E ESTE ANO VOU FAZER DE NOVO. TENHO COMIGO TODO MATERIAL EMPREGADO DURANTE O EVENTO DE 2009. POSSO PROVAR A QUEM QUISER VER PRA CRER. POR FAVOR AVISAR O RESPONSÁVEL DO SITE “http://cojira-al.blogspot.com/2009/10/capoeira-feminina.html” QUE PUBLICOU A MATÉRIA NA INTERNET QUE QUEM DEU ESTA INFORMAÇÃO O ENGANOU.
MAIS UMA NOVIDADE:
NÃO VOU DIZER NOMES NEM QUE ENTIDADE QUE FAZEM PARTE. UM INSTRUTOR DAQUI DE MACEIÓ MANDOU UMA ALUNA (5ª GRADUAÇÃO) PARA FAZER UM MOVIMENTO E A MESMA SÓ FEZ COM PERFEIÇÃO PARA UM LADO. PARA O OUTRO LADO FEZ COM DIFICULDADES. INSATISFEITO, O INSTRUTOR REBAIXOU A ALUNA PARA CORDA CRUA. QUANDO QUESTIONADO ELE DISSE QUE OS ALUNOS SÃO SEUS E FAZ O QUE QUISER COM ELES. O MAIS ENGRAÇADO É QUE TODOS NÃO CONSEGUIRAM FAZER TAL MOVIMENTO E NÃO FORAM PUNIDOS. DISCRIMINAÇÃO? O INTERESSANTE É QUE QUANDO O MESTRANDO TOMOU CONHECIMENTO APÓS O REBAIXAMENTO NADA DE IMEDIATO FOI FEITO. SOMENTE, APÓS SETE DIAS, A CORDA RETORNOU.
FICA AQUI ALGUMAS DUVIDAS:
1) MESTRE NÃO BAIXA CORDA E SIM TIRA QUANDO NECESSÁRIO. INSTRUTOR PODE?
2) SE COMO ELE FEZ AO TIRAR, ENTÃO DEVE ACHAR QUE PODE DAR TAMBÉM?
3) CADÊ A HIERARQUIA? SERÁ ANARQUIA?
4) TEM MESTRE EM MACEIÓ QUE SÓ FAZ UM SIMPLES “AÚ” APENAS PARA UM LADO. SERÁ QUE O INSTRUTOR GOSTARIA DE COLOCÁ-LO NA CORDA CRUA?
5) SERÁ QUE ELE NÃO SABE OU NUNCA APRENDEU QUE ALUNOS SÃO PESSOAS E MERECEM RESPEITO, POIS A CORDA QUE ELES RECEBEM SÃO DADAS POR MESTRE(S) OU MESTRANDO(S) E QUE ESTAS CORDAS NÃO SÃO GRATUITAS.
FICO INDIGNADO QUANDO TOMO CONHECIMENTO DE FATOS COMO ESTES E AQUELES QUE QUISEREM SABER QUEM SÃO COMECEM A PARTICIPAR DA CAPOEIRA EM ALAGOAS COMO UM TODO E NÃO APENAS ENTOCADOS EM SUAS ENTIDADES.
FICO TRISTE DE TER QUE VIR AQUI CONTAR ESTA NOVIDADE, MAS É NECESSÁRIO PARA QUE ATOS COMO ESTE NÃO SE REPITAM E QUE ESTE INSTRUTOR RESPEITE OS MESTRES POIS SOMENTE ESTES PODEM BATIZAR E TROCAR CORDAS OU AUTORIZAR A OUTRO GRADUADO O FAÇA. QUANDO ELE DIZ “OS ALUNOS SÃO MEUS E FAÇO O QUE QUISER COM ELES” ME LEMBRA A ESCRAVIDÃO QUANDO O FEITOR ERA O SENHOR ABSOLUTO DAS SENZALAS.
A CAPOEIRA EVOLUI, QUER CRESCER CADA VEZ MAIS, OS MESTRES PRECISAM SER RESPEITADOS (E CLARO DAR-SE O RESPEITO) E UMA ATITUDE COMO ESTA SÓ DENIGRE A IMAGEM DA CAPOEIRA.
ABRAÇOS
MAURÍCIO
PS.:
ESTÃO ME CHAMANDO DE LINGUARUDO DA NET. AGORA VOU GANHAR MAIS INIMIGOS. SERÁ QUE TOU INCOMODANDO TANTO? NÃO GOSTAM DE SABER A VERDADE?