segunda-feira, 26 de outubro de 2009

4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa nesta segunda-feira em Maceió

A capital alagoana recebe o evento pela primeira vez; A iniciativa conta com o apoio da Secretaria do Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos


Será lançada na próxima segunda feira (26) a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que chega pela primeira vez em Maceió. O evento acontece na capital alagoana e segue até o dia 1º de novembro no Cine Sesi Cultural, na Pajuçara. A estreia será às 19h, com a apresentação do filme Corumbiara, do diretor francês Vicent Carelli, que estará em Maceió para a abertura do evento. O filme fala sobre as comunidades indígenas.

A 4ª Mostra é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com patrocínio da Petrobras e produção da Cinemateca Brasileira, contando com apoio do SESC/SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores e conta com o apoio em Alagoas da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos

O lançamento da Mostra vai contar com a presença da secretária Wedna Miranda, do subsecretário da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Rogério Sotteli, e de um representante da Petrobras e da Cinemateca Brasileira.

O coordenador local da Mostra, Glauber Xavier, da Associação Artística Saudáveis Subversivos, informou que o evento é gratuito e aberto ao público. Ele aproveitou para pedir aos representantes das entidades ligadas aos direitos humanos e as artes que se mobilizem na divulgação da programação e participem.

“É necessário que nos ajudem a divulgar o evento, tendo em vista que Maceió está sendo um dos privilegiados a receber essa Mostra”, ressaltou Xavier.

O assessor da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Wellington Pantaleão, que esteve em Maceió na semana passada, comentou que na 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos ficou consolidado que os filmes seriam passados sob temas específicos e relacionados aos Direitos Humanos. Eles estarão adaptados para receber públicos com deficiência auditiva e visual e cadeirantes, já que todas as salas do Cine SESI estão adaptadas para receber pessoas com deficiência.

Os filmes voltados para pessoas com deficiência visual serão transmitidos através da áudio-descrição e quem não possui problemas de visão poderá ver os filmes com um tapa-olho e obter a experiência de sentir-se como os que não podem enxergar. Para os deficientes auditivos, todos os filmes possuirão legendas, mesmo os brasileiros.


Fonte: Divulgação

Para saber mais e conhecer as sinopses dos filmes basta acessar o endereço eletrônico www.cinedireitoshumanos.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!