segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Anemia Falciforme: Dia Nacional de Luta

O dia 27 de outubro é uma data importante para os portadores da anemia falciforme, desde que o projeto de lei defendido e aprovado no Senado instituiu o “Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes”.

A anemia falciforme é uma doença hereditária, originária da África e trazida para as Américas na imigração forçada dos negros escravizados, hoje, é encontrada na Europa, Oriente Médio e regiões da Índia. Provoca a deformação das hemácias (glóbulos vermelhos, células ricas em hemoglobina, que dá a cor vermelha ao sangue e tem a função de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos); com o formato mutante, semelhante a uma meia lua ou foice tem dificuldade de se locomover nos vasos sanguíneos e possui vida útil limitada.

Dentre os principais sintomas encontram-se: anemia comum, fadiga, fraqueza, palidez, dificuldade de concentração e vertigens. Nos casos mais graves, pode causar também hemorragia, descolamento retiniano, priapismo, acidente vascular cerebral, enfarte, calcificações em ossos com dores agudas, insuficiência renal e pulmonar, dependendo da fase da vida. Em crianças, pode haver inchaço nas mãos e nos pés, causado pela obstrução de vasos naquelas áreas; são muitos magras e possuem problemas de crescimento; crises de dores e aumento drástico no número de infecções.

Poucas pessoas têm conhecimento sobre a doença que não é contagiosa e não tem cura, muito menos sabem como detectá-la: pode ser pelo exame eletroforese de hemoglobina ou exame de DNA, e até pelo teste do pezinho. Porém, o diagnóstico errado e tardio é uma das causas para a mortalidade precoce ou agravamento das condições de saúde. No Brasil, cerca de 1 (um) em cada 8 (oito) afro-descendentes tem o chamado traço falcêmico (a hemoglobina é do tipo que predispõe à doença, mas não se manifesta).

É preciso sensibilizar a população e dar visibilidade na mídia, só assim, os portadores da doença falciforme terão condições apropriadas de tratamento.

Um comentário:

  1. Isto é muito importante, sou a Milena e tenho traço mais a minha filha é falcemica e não é facil .

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!