quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Escola Estadual realiza projeto Pérola Negra Brasileira


Alunos e professores da Escola Estadual Alberto Torres reconhecem a importância da temática étnico-racial e promovem a integração com o movimento negro alagoano

Por: Helciane Angélica
Jornalista / Cojira-AL


Com a proximidade do mês da consciência negra, intensificam-se as atividades de recorte étnico-racial. Mas a implantação da temática nas escolas deve ser durante o ano todo, é o que reforça a Lei Federal 10.639/03, que obriga a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo educacional. Pensando em ampliar as suas ações, a Escola Alberto Torres executará o projeto "Peróla Negra Brasileira: História, importância e lutas do povo negro. Conheça e se orgulhe!”, no período de 10 a 16 de outubro, no bairro de Bebedouro em Maceió.

A programação será iniciada nessa sexta-feira, com uma visita coletiva à Serra da Barriga em União dos Palmares (AL), onde terão acesso às explanações históricas sobre a importância do Quilombo dos Palmares, lideranças quilombolas, herança cultural, organização sócio-político e militar, dentre outros aspectos importantes. Também conhecerão o Parque Memorial Quilombo dos Palmares (PMQP) – primeiro complexo arquitetônico com inspiração africana das Américas – mesmo apresentando problemas na infra-estrutura. A concentração será na porta da escola, saída prevista para às 7h30 e retorno às 15h.

No segundo dia, terão palestras e cine-fórum no Instituto Galba Novais de Castro (Bebedouro). A manhã de trabalho e explicações inicia às 9h, com a formação da mesa de abertura, em seguida, serão abordados os temas “Palmares, 100 anos de resistência”, “O negro na Bíblia” e “Violência e Etnicidade”, respectivamente, ministrados por Helcias Pereira (Anajô), Benedito Jorge (Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro) e Carlos Martins (União de Negros pela Igualdade / Unegro-AL). Para descontrair o evento e exaltar a importância da herança afro-cultural, o grupo de afoxé Dana Luna (Vila dos Pescadores de Jaraguá) mostrará seu trabalho para os participantes.

A partir das 14h, acontecerá o cine-fórum África-Brasil, conduzido pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô com a participação especial de Wagner Bijagó e Ismael Tcham - representantes dos acadêmicos africanos da Ufal. Dentre os objetivos estão: informar sobre a contribuição do continente africano para o desenvolvimento da humanidade; intercâmbio sócio-cultural e político; desmistificação da história e quebra de preconceitos.

O evento seguirá na semana seguinte (13 a 16.10), onde os alunos aprofundarão os temas nas salas de aula junto com os professores, além de destacar os pontos importantes e contribuições dos conteúdos em todas as disciplinas. E no dia 15 de outubro, os professores da escola discutirão as Leis Federal 10.639/03 e a Estadual 6.814/07, e o fórum será administrado pelo Centro de Estudos e Pesquisa Afro-Alagoano Quilombo.

A atividade foi idealizada pelo professor de matemática Allex Sander Porfirio, que demonstrou a possibilidade de trabalhar a temática afro em todas as disciplinas. “Vários aspectos das questões étnico-raciais se adequam a qualquer uma das matérias, principalmente na arte por causa da herança cultural; na ciência ao abordar, por exemplo, na biologia a melanina que dar o pigmento à pele; o estudo da geografia e a história por si só; além da própria matemática devido a algumas descobertas dos povos africanos nessa área”, disse. Declarou ainda, que é fundamental o intercâmbio entre a escola e o movimento negro. “Essas instituições só tem a nós enriquecer, pois cada uma trabalha de forma diferente, seja com a questão cultural ou histórica, podem motivar e complementar as atividades na escola”, afirmou.

Para a realização das atividades, a escola tem o apoio da 1ª Coordenadoria Regional de Ensino – SEE/AL; Companhia do Estudante; Instituto Galba Novais de Castro; Núcleo de Estudos sobre a violência em Alagoas e o Núcleo de Estudantes Africanos, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Comitê Gestor do PMQP; Afoxé da Vila dos Pescadores do Jaraguá; Agrupemba Ornamentação Artística; lojas Adventure e Altas Ondas; além das entidades convidadas para a explanação das informações.

Serviços
Evento: Pérola Negra Brasileira
Período: 10 a 16 de outubro
Realização: Escola Estadual Alberto Torres – Rua Cônego Costa Rego, S/N, Bebedouro
Contatos: (82) 3338-7008 / 8868-4838 / 8803-9930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!