
Texto: Emanuelle Oliveira
Fotos: Emanuelle Vanderlei
(Jornalistas e integrantes da Cojira-AL)

A disseminação da idéia de que o continente é tão pobre a ponto de todos morrerem de fome povoa o imaginário de pessoas das mais diversas nacionalidades. Elas nutrem até um certo receio de se depararem com alguém que venha de lá.

Até os livros trazem consigo a marca desse preconceito, abordando apenas a África "animalesca" e dedicando pouco espaço para falar de sua cultura e é fato que os africanos nos trouxeram inúmeras contribuições.
No sangue brasileiro que é negro, na capoeira, nas comidas típicas e até em nosso vocabulário o espírito afro mantém-se vivo, apesar de matarem, pouco a pouco suas origens. Essa questão tem sido

Com os olhos tão vivos e a pele pintada de luz, homens e mulheres africanos que vieram estudar no Brasil através do Programa de Estudante – Convênio de Graduação (PEC-G), que é uma cooperação entre os países de língua portuguesa, mostram sua graça e beleza, reafirmando sua identidade.
Ensinam os passos do Zouk e do Funaná, empolgando uma multidão, que será responsável pelo início da mudança na forma de "pensar África". De

Existe sim, pobreza até mais do que em outros lugares, mas não tão intensa a ponto de suprimir a vida que ainda é capaz de trazer esperança para as gerações futuras.

Espoliados durante séculos - antes reis e rainhas - os negros continuam sofrendo discriminação. Não é apenas uma questão de cor é algo mais implícito. Geralmente não procuramos conhecer aquilo que nos mostram através de um espelho, que reflete ideologias que pretendem continuar com a escravidão, só que ela se manifesta no pensamento.

.....................................................................
Fotos tiradas dos objetos expostos na quadra aberta da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), dentre eles: banners, instrumentos musicais, trajes típicos, fotos e publicações. Além do registro fotográfico, durante a palestra ministrada pelo Embaixador de Cabo Verde, Daniel Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua mensagem!
Axé!