terça-feira, 14 de outubro de 2008

Integração e debate étnico-racial marcam o Dia dos Professores

Por: Helciane Angélica
Jornalista / Cojira-AL


Nesta quarta-feira (15), Dia dos Professores, terá um fórum especial com profissionais desta área e convidados, às 19h, na Escola Estadual Alberto Torres, localizada no bairro do Bebedouro em Maceió. Serão debatidas as Leis 10.639/03 e a 6.814/07, e terá a contribuição do Centro de Estudos e Pesquisa Afro-Alagoano Quilombo. A atividade integra o projeto “Pérola Negra Brasileira: História, importância e lutas do povo Negro. Conheça e se orgulhe!”.

As leis 10.639/03 e a 6.814/07, respectivamente federal e estadual, obrigam a implementação da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar. Alagoas é o estado pioneiro na estadualização da Lei Federal – o governador Thetonio Vilela Filho sancionou em 02 de julho de 2007 – além de ser considerado uma referência na execução de encontros afro-alagoanos e outras ações que abordam a diversidade étnico-racial. Porém, a ausência de livros didáticos adequados e as dificuldades quanto uma integração mais expressiva entre escolas e representantes dos segmentos afros ainda são obstáculos a serem superados.

De acordo com Allex Sander Porfírio, coordenador do projeto e professor de matemática, é possível trabalhar a temática afro em todas as disciplinas. “Vários aspectos das questões étnico-raciais se adequam a qualquer uma das matérias, principalmente na arte por causa da herança cultural; na ciência ao abordar, por exemplo, na biologia a melanina que dar o pigmento à pele; o estudo da geografia e a história por si só; além da própria matemática devido a algumas descobertas dos povos africanos nessa área”, disse. Declarou ainda, que é fundamental o intercâmbio entre a escola e o movimento negro. “Essas instituições só tem a nós enriquecer, pois cada uma trabalha de forma diferente, seja com a questão cultural ou histórica, podem motivar e complementar as atividades na escola”, afirmou.

O fórum finaliza a semana cultural e explicativa do projeto, que teve início no dia 10 de outubro. Já confirmaram presenças na atividade: a gerente étnico-racial Arísia Barros, da Secretaria Estadual de Educação e Esporte, e a Coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional de Ensino, Maria José Ferreira Moraes.

A escola teve o apoio da 1ª Coordenadoria Regional de Ensino – SEE/AL; Companhia do Estudante; Instituto Galba Novais de Castro; Núcleo de Estudos sobre a violência em Alagoas e o Núcleo de Estudantes Africanos, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Comitê Gestor do PMQP; Afoxé da Vila dos Pescadores do Jaraguá; Agrupemba Ornamentação Artística; lojas Adventure e Altas Ondas; além das entidades convidadas para a explanação das informações.

Serviços
Evento: Fórum entre professores / Projeto Pérola Negra Brasileira
Data: 15/10/08
Horário: 19h
Local: Escola Estadual Alberto Torres – Rua Cônego Costa Rego, S/N, Bebedouro
Contatos: (82) 3338-7008 / 8868-4838 / 8803-9930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!