segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Jornalista e socióloga lançam livros sobre os 200 anos de Alagoas


Segundo Odilon Rios e Ana Cláudia Laurindo, os 200 anos de Alagoas envolvem paixão, morte e muito a ser contado


Dentro das celebrações e eventos para marcar os 200 anos de emancipação política de Alagoas, o jornalista Odilon Rios e a socióloga Ana Cláudia Laurindo lançam, nesta sexta-feira (10), dois livros que pretendem analisar mais que a história desses 200 anos, mas os laços sociais, históricos e políticos que ainda tecem a trama da sociedade alagoana.

O lançamento duplo será no Memorial da República, na Praia da Avenida, bairro do Jaraguá, a partir das 18h. Odilon ficou responsável por “Alagoas, 200”, enquanto Ana Cláudia debruçou-se sobre o passado do litoral norte em “200 anos de Alagoas – Análise Socioantropológica”.
Confira abaixo um convite especial enviado pelos próprios autores:

Duzentos anos. Tempo da emancipação de Alagoas do território pernambucano.
Dois livros procuram mostrar histórias dentro desta História. Histórias mostrando a intencionalidade dos discursos do passado influenciando o presente; nossa paixão pela morte, como diria Dirceu Lindoso; os miseráveis em sua busca por espaço; e quem comanda sem disposição de abrir estes espaços.

Ana Cláudia Laurindo e Odilon Rios abrem os 200 anos de Alagoas mostrando que, apesar de tudo, há luz no fim do túnel. O mesmo túnel onde percorreram os principais personagens da história brasileira pelas matas fechadas, neutralizando movimentos sociais; o mesmo túnel onde ideias circulam e o povo se reconstrói.

Laurindo faz uma análise socioantropológica sobre a área norte alagoana, diretamente ligada ao passado colonial do antigo sul de Pernambuco.

Rios entrevista 11 intelectuais da terra – Dirceu Lindoso, Sávio de Almeida, Élcio Verçosa, Douglas Apratto, Francisco Sales, Golbery Lessa, Osvaldo Maciel, Fábio Guedes, Ana Cláudia Laurindo, França Junior e Jorge Vieira – que falam dos colonizadores aos índios; dos operários aos canaviais; da paz à violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!