terça-feira, 22 de março de 2016

IV MOSTRA ALAGOANA DE TEATRO DO OPRIMIDO

Nos dias 22 e 23 de março de 2016 acontecerá no Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros, na Praça Sinimbú, em Maceió, a IV Mostra Alagoana de Teatro do Oprimido. Durante o evento, militantes sociais, educadores/as e artistas compartilharão as práticas com a metodologia de Augusto Boal, presente no estado desde 2008. O evento contará com a presença de Bárbara Santos, com o lançamento de seu livro “Raízes e Asas do Teatro do Oprimido”. A autora atuou como coordenadora do Centro de Teatro do Oprimido por duas décadas, trabalhando ao lado de Augusto Boal, o criador do Teatro do Oprimido, neste período e contribuindo para o  desenvolvimento das técnicas mais recentes do Teatro do Oprimido: Teatro Legislativo e Estética do Oprimido. Brasileira radicada atualmente na Alemanha, Bárbara acumula vasta experiência internacional com o método.

“Raízes & Asas…” propõe uma discussão –  consistente e acessível – sobre os conceitos teóricos que fundamentam o método em articulação com os avanços e desafios de sua práxis. O livro sublinha a importância da teoria para o desenvolvimento eficiente da práxis e ratifica que a experiência prática deve ter também a função de questionar e atualizar o arcabouço teórico. Uma obra assim não poderia ter um lançamento tradicional, assim, seguindo a metodologia do Teatro do Oprimido, a autora propõe uma apresentação em que o público experimente o conteúdo, envolvendo o corpo e toda a sua sensorialidade através do Dialogo Demonstrativo.

Haverá ainda apresentações de peças de Teatro-Fórum, forma teatral da metodologia TO, baseada na dramatização de fatos reais, em que o público é convidado a se colocar no lugar da personagem protagonista da peça para improvisar teatralmente, junto com os atores em cena, as alternativas possíveis para superar a opressão dramatizada.

Serão realizados, ainda, diálogos com o público e a exibição de um documentários, além de um café regional com noite de autógrafos. Os participantes receberão certificado com carga horária de 10 horas, emitido pela PROEX.

Sobre o Teatro do Oprimido

O TO é uma metodologia criada pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, que, por meio de jogos, exercícios e técnicas, lúdicos e acessíveis à atores e não-atores, visa a expansão das capacidades intelectuais e corporais de seus participantes e sua ativação social, sendo praticada atualmente em mais de 70 países nos 05 continentes.

Através de meios estéticos com ênfase no Teatro, o TO se propõe a fomentar o diálogo plural e democrático, sobre situações de conflito, desigualdade e injustiça verdadeiramente vivenciadas pelos participantes, em busca de superá-las coletivamente.

Desde 2009, com a perspectiva de desenvolver o TO no Alagoas, o LATO realiza cursos de curta, média e longa duração, para comunidades periféricas, estudantes de escolas públicas, universitários, servidores do SUS, movimentos sociais como o MST, LGBT, estudantil, feminista e sindical.

PROGRAMAÇÃO IV MOSTRA ALAGOANA DE TEATRO DO OPRIMIDO

TERÇA, 22/03/2016

13h - Credenciamento
13:30h - Apresentação do Teatro-Fórum "Dandara Guerreira e a Praça do Skate", Grupo teatral Os loucos também amam, Palmeira dos Índios, AL.
14h - Mesa de abertura
15h - Diálogo sobre A trajetória do Teatro do Oprimido na UFAL, com Udson Pinheiro (LATO)
15h45 - Intervalo
16h - Lançamento do livro “Teatro do Oprimido, Raízes e Asas: uma teoria da práxis”, com Barbara Santos.
Diálogo Demonstrativo Teatro do Oprimido, Raízes e Asas: uma teoria da praxis
Para o lançamento do livro, a autora propõe um diálogo-demonstrativo com o público para análise do conceito de OPRESSÃO, um dos fundamentos essenciais do método do Teatro do Oprimido. A conversa teórico-prática vai incluir discussão do conteúdo do livro através de palavra, imagem e som. Uma forma de intercambiar ideias e perspectivas com as diversas possibilidades de expressão.
18h - Café regional e noite de autógrafos

QUARTA, 23/03/2016

14h - "Vamos Fugir!", peça de Teatro-Fórum, do Grupo de Teatro da Escola Municipal Manoel Martins dos Anjos, Povoado Ipueiras, Estrela de Alagoas.
15h - Exibição do documentário "O Teatro do Oprimido de Augusto Boal", de Zelito Viana.
16h - Apresentação do Teatro-Fórum "Entre Pratos e Panelas, com o Laboratório Alagoano de Teatro do Oprimido (LATO), Maceió, AL.
17h - Café regional
17h40 - Roda de conversa sobre o TO em Alagoas coordenada por Barbara Santos: 1. Diálogo sobre as peças apresentadas; 2. Avaliação da Mostra; 3 Próximos passos.
18h30 - Encerramento com apresentação musical.

ENTRADA FRANCA | Mais informações: 9.9682.9110 | udson.pinheiro@gmail.com
Evento no facebook:https://www.facebook.com/events/465375716984597/




Fonte: Ascom/LATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!