segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Câmara homenageia luta contra o racismo e em defesa da identidade negra



Dando continuidade às comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em todo País no dia 20 de novembro, a Câmara Municipal de Maceió iniciou a semana prestando homenagens a instituições e personalidades com histórico de luta contra o preconceito racial e em defesa da afirmação da identidade negra na cidade de Maceió.

Presidida pela vereadora Fátima Santiago (PP), a sessão solene reuniu militantes, estudiosos, músicos, entre outros convidados que prestigiaram a entrega da Comenda Dandara para a banda Afoxé Oju Omin Omorewá; para a professora Fátima Viana; para a militante Silvete Galdino e para a jornalista Luila de Paula e Lima.

Na solenidade, que contou também com a presença da vereadora Tereza Nelma (PSDB), a Comenda Zumbi dos Palmares foi entregue a Banda Afro Mandela; ao secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos; e ao presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira.

O professor, bailarino e coreógrafo Eduardo Passos, ainda na sessão solene, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Maceió por indicação da vereadora Fátima Santiago. Edu Passos, como é mais conhecido, nasceu em Minas Gerais, mas desde 1985 mora em Maceió, onde ensina a dança afro no Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte).

Fátima Santiago também foi proponente das homenagens feitas às bandas Afro Mandela e Afoxé Oju Omin Omorewá. “Estas comendas são entregues a pessoas que lutam diariamente em defesa da vida, sem olhar para cor, sexo e religião”, afirmou a vereadora, acrescentando que o Afoxé Oju valoriza a cultura negra há 12 anos na capital e a banda Afro Mandela está prestes a completar 30 anos de trabalho.

Nane Moreno recebeu a Comenda Dandara em nome do Afoxé e falou do preconceito que o grupo enfrentou no início. “Há 12 anos, criamos o grupo. As pessoas diziam que era coisa de maloqueiro. Hoje estamos aqui, recebendo esta honraria”. A Comenda Zumbi dos Palmares foi entregue a Filomena Felix, que representou a Banda Afro Mandela. “Dedico esta comenda ao povo negro de Alagoas”, disse ela.

CULTURA AFRO - Cidadão honorário de Maceió, Edu Passos ressaltou que a maior conquista do movimento negro foi modificar o currículo escolar e incluir a cultura afro nos livros de história. “E graças a alteração da lei, através da dança afro consigo levar para meus alunos a riqueza da cultura negra em aulas regulares”, explicou o homenageado.

A jornalista Luíla de Paula se emocionou ao lembrar dos preconceitos que ainda sofre por ser negra e falou que seu maior desafio é educar os filhos para manterem a auto estima sempre elevada apesar do racismo. “Muitas vezes abri a porta da minha casa e tive que ouvir as pessoas perguntarem pela patroa. É triste, mas sigo em frente ensinando meus filhos a nunca desistirem da Justiça”.

A professora Fátima Viana falou do orgulho de receber a Comenda Dandara, que leva o nome de uma guerreira quilombola como foi Zumbi. “É preciso continuar a luta. A discriminação e a violência ainda marcam profundamente a vida da população negra”. Silvete Galdino também fez um pronunciamento emocionado, compartilhando os questionamentos acerca do racismo que marcou sua infância.

“Meu professor ensinava que os índios não se adaptaram à escravidão. Questionei se os negros haviam se adaptado. Não me conformava com este ensinamento. Após muita luta do movimento negro, temos Zumbi como herói nas escolas, sendo inclusive tema de redação entre as crianças”, afirmou Silvete, que recebeu a Comenda Dandara.

INTOLERÂNCIA - Os secretários municipais Clayton Santos e Vinicius Palmeira foram agraciados com a Comenda Zumbi dos Palmares. Vinicius fez um relato histórico sobre a origem negra de Maceió e cobrou dos movimentos, vigilância para que as comemorações do dia 8 de dezembro, em homenagem a Iemanjá, ocorram sem intolerância religiosa. Clayton chamou atenção para a necessidade de combater o racismo nas relações interpessoais, dizendo que o poder se estabelece entre as pessoas antes de chegar às instituições.

A vereadora Tereza Nelma, proponente das homenagens feitas a Luila de Paula, Silvete Galdino e aos gestores da prefeitura, frisou que a entrega de comendas pela Câmara tem o intuito de valorizar os serviços prestados na capital. “Com elas, queremos empoderar a população para que sigam transformando a realidade na busca por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a parlamentar, fazendo questão de informar ser católica e uma defensora da tolerância religiosa.


Fonte: Ascom - CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!