terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Um novo contexto

Há exatamente um ano, os religiosos de matriz africana e ativistas do Movimento Social Negro fizeram ato público no Ministério Público e chamaram a atenção da mídia, para denunciar a intolerância religiosa e o racismo institucional executados pela Prefeitura de Maceió.

Sobre o pretexto da “organização do espaço público” limitavam-se os horários e locais para realizar os cultos afros em homenagem grande matriarca Iemanjá: orixá feminino dos lagos, mares e fertilidade, também, é um dos orixás mais respeitados e populares; conhecida como rainha do mar, dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria devido à relação com a maternidade. 

A luta foi árdua, mas foi garantido o direito de exercer a fé e manter viva a tradição. Agora, com novos gestores, o poder executivo municipal tem dialogado mais com a sociedade e assumiu o compromisso com o respeito à diversidade e expressões culturais, além de apoiar eventos afros. Nesse domingo, 08 de dezembro, Dia Estadual de Resistências das Comunidades Tradicionais, a celebração do Dia de Iemanjá em Alagoas será ainda mais fortalecida. Durante todo o dia, caravanas de várias regiões do Estado estarão na orla de Maceió, juntamente, com simpatizantes e turistas para fazer suas oferendas, danças e batuques. 

Na programação, terá a majestosa Festa das Águas a partir das 15h na Praça Multieventos localizada em frente à praia de Pajuçara, com várias atrações, a exemplo da Banda Afro Mandela, Coletivo AfroCaeté, Maracatu Raízes da Tradição, os afoxés Odô Iyá e Ofá Omin, além de performance de dança afro. 

Também terá no mesmo local, a partir das 19h, a apresentação de filmes étnicos na 4ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, promovido pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas de Alagoas (ABD&C/AL), com o patrocínio da Prefeitura de Maceió, Algás, e apoio do Sesc Alagoas, AgênciaUm Comunicação e Cineclube Projeção. Com certeza, será um dia de muito axé (força e paz) e valorização cultural!



Fonte: Coluna Axé - 276ª edição – Jornal Tribuna Independente (03 a 09/12/2013)
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!