segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Servidores serão capacitados para combater racismo no serviço público


Servidores serão capacitados para combater racismo no serviço público


A Prefeitura de Maceió, por meio da integração entre secretarias e superintendências do município, participará nos próximos dias 16 e 17, de um ciclo de atividades promovido pela Secretaria Nacional da Juventude, da Presidência da República, na capital alagoana.

As oficinas discutirão, entre outras coisas, a abordagem e identificação do racismo institucional no âmbito do plano Juventude Viva. A iniciativa objetiva a elaboração de estratégias conjuntas para o combate do racismo no ambiente de trabalho e inclusão da perspectiva da igualdade racial nas ações das secretarias e superintendências de Alagoas.

Para a secretária executiva do Gabinete do Prefeito e também presidente do comitê Juventude Viva em Maceió, Adriana Toledo, a ação é de extrema importância para capacitar o servidor que lida diretamente com o público, em especial com população afrodescendente.

“A realização da oficina foi uma solicitação da Prefeitura de Maceió à Secretaria de Igualdade Racial, da Presidência da República. Fizemos isso porque ainda é muito frequente ouvir relatos da população negra se queixando do mau atendimento em estruturas do município. Queremos capacitar nossos servidores e fazer com que multipliquem o combate ao racismo no sistema público maceioense”, disse Toledo.

Os estudos serão facilitados pela equipe do Instituto Amma Psique e Negritude, sediado na grande São Paulo, adotando metodologia que promova a associação entre vivência e informação. A proposta envolve, entre outros pontos, registro e partilha de percepções que cada pessoa tem do racismo, de si e do outro, além de informações étnico-raciais e sociopolíticas como uma maneira de promover alterações de atitudes. A oficina será destinada para 40 gestores municipais, sendo que 20 de Maceió e outros 20 de Marechal Deodoro.

Na oportunidade, também será realizada uma reunião técnica para discutir a temática “Jovens de 15 a 17 anos retidos no Ensino Fundamental”. O encontro, promovido pela Diretoria de Currículos e Educação Integral (Dicei), da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), acontecerá no próximo dia 16. Nesta, a Prefeitura de Maceió participará por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Participam ainda, a Secretaria de Educação Estadual de Alagoas e as Secretarias Municipais de Educação participantes do Plano Juventude Viva e/ou que optaram pela adesão do programa Mais Educação em 2013, a exemplo da Semed e das secretarias de Arapiraca, Marechal Deodoro, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e União dos Palmares.

Abaixo estão detalhados os locais e horários dos estudos.

Data e horário de realizaçãoMunicípios participantesLocal de realização
OficinaDias 16 e 17 de dezembro
8h30 às 17h30
Maceió
(20 gestores Municipais);
Marechal Deodoro
(20 gestores municipais)
Maceió
  1. Municipal de Governo e Gestão Pública: Rua Pedro Monteiro nº 291, 2º andar, sala 02. Centro.















Fonte: Secom Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!