terça-feira, 10 de setembro de 2013

Documentário Mwany é lançado em Maceió no dia 12/09

O retrato poético de uma mulher e seus pais em uma terra estrangeira é o tema do documentário do alagoano Nivaldo Vasconcelos. A primeira exibição do Mwany (lê-se Muâni) acontece às 19h30 do dia 12 de setembro, no Cineteatro Jofre Soares, no Sesc Centro. A entrada é gratuita.

O tema central do documentário foi pensado a partir da convivência do diretor com alguns africanos que moram em Maceió, porém só começou a desenvolver a temática após um encontro com Sônia, personagem principal, que segundo Nivaldo “lhe chamou a atenção por sua motivação, autenticidade e preservação das raízes africanas”.
O documentário, que é uma produção audiovisual independente conta com a parceria do Sesc Alagoas em seu lançamento em Maceió e será exibido também simultaneamente no Rio de Janeiro. A apresentação na capital carioca será no Cine Clube Atlântico Negro (Cineclube que trabalha temáticas africanas e a cultura afro brasileira). A obra está inscrita em alguns festivais e já foi selecionada para o Festival de Cinema de Penedo – AL, que acontece em novembro de 2013.


Sinopse: Todo coração é uma nação. Sónia André, moçambicana, nascida em Zavala, criada no distrito de Matutuíne, com uma filha de seis meses de idade vem ao Brasil, mais especificamente para Maceió, no estado de Alagoas, para fazer faculdade de música. A Moçambique contada por Sónia é quase um sonho com a textura das capulanas, e com a espiritualidade traduzida no som da Timbila. Este filme é um recorte desta "Moçambique”, desta mulher e da incrível e (de início) improvável ponte entre este canto da África com Maceió, cidade do nordeste brasileiro. É um filme sobre o sentimento de pertença, inclusive o de não pertencer.

SERVIÇO
Lançamento do documentário Mwany
Classificação: Livre
Duração: 18’40”

Data: 12 de setembro de 2013
Local: Teatro Jofre Soares – Unidade Sesc Centro
Horário: 19h30
Entrada Franca
Informações: (82) 3326-3133


Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!