terça-feira, 23 de julho de 2013

Viva Mandela!

O dia 18 de julho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Nelson Mandela (Mandela Day) e começou a ser festejado em 2010, com vários trabalhos voluntários.

Nessa data onde comemora-se a data de nascimento de Nelson Mandela, busca-se valorizar em todo o mundo a dedicação de Mandela a serviço da humanidade, pela resolução de conflitos, pela relação entre as raças, promoção e proteção dos direitos humanos, a reconciliação, igualdade de gêneros e direitos das crianças e outros grupos vulneráveis, e ainda pelo desenvolvimento das comunidades pobres ou subdesenvolvidas. 

O grande líder negro Nelson Rolihlahla Mandela completou 95 anos, cercado por seus familiares, enquanto uma multidão fazia orações e homenagens no lado de fora do Mediclinic Heart Hospital em Pretória. Há mais de um mês, encontra-se internado por causa de uma infecção pulmonar que quase o levou a morte, mas, segundo um comunicado divulgado pelo presidente sul-africano ele está melhorando em um ritmo constante: "O ex-presidente Mandela segue no hospital em estado crítico, mas registra uma melhora sustentada", citou Jacob Zuma, após visitá-lo na clínica particular. 

Mandela é Advogado, primeiro presidente da África do Sul no período de 27 de abril de 1994 a 16 de junho de 1999; foi o herói da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948; ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993; também recebeu da Anistia Internacional em 2006, o prêmio Embaixador de Consciência em reconhecimento à liderança na luta pela proteção e promoção dos direitos humanos; dentre outras condecorações e homenagens em várias parte do mundo. 

A vida dessa autoridade que é referência internacional foi divulgada em inúmeros filmes, livros, documentários, e até mesmo, cartuns e uma série de revistas em quadrinhos que foram distribuídas gratuitamente nas escolas do seu país. É uma pessoa que merece nosso respeito e admiração eterna!


Fonte: Coluna Axé - 259ª edição – Jornal Tribuna Independente (23 a 29/07/2013) 
Editora: Helciane Angélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!