terça-feira, 16 de julho de 2013

Debate sobre "Mídia e Racismo" atrai jornalistas para lançamento em Cuiabá


O Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc), em Cuiabá, recebeu o lançamento  do 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. O evento reuniu profissionais do jornalismo mato-grossense, estudantes de jornalismo, representantes de organizações do movimento negro e o público, em geral,  para um debate sobre “Midia e Racismo”. Realizado em junho, o evento foi marcado por manifestações artísticas cuiabanas.
O lançamento contou com a presença da Cojira-DF, representada pela jornalista Iris Cary, que apresentou o concurso e lançou também o catálogo da 2ª edição do Prêmio. Ela destacou a invisibilidade da questão racial na imprensa brasileira. “Historicamente, o não reconhecimento das demandas específicas desta população, o uso frequente de estereótipos, a ausência de imagens positivas e  a pouca produção de noticias são alguns dos desafios para o jornalismo”, destacou.
A jornalista Amanda Alves, repórter do caderno de cidades do  jornal A Gazeta, em Cuiabá, acrescentou ainda que a cobertura jornalística sobre temas raciais é “velada” nas redações.  “O preconceito racial existe, mas  é velado pelos veículos de comunicação”.
Convidada para refletir sobre o tema “Midia e Racismo: Promoção da Igualdade”, a professora Cândida Soares, do Núcleo de Educação e Relações Raciais (NEPRE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), despertou a plateia com perguntas: “O que entendemos por ideologia racial?” questionou. “O Prêmio Abdias Nascimento é uma forma de ajudar e neutralizar a sociedade sobre as questões raciais”, completou Cândida.
Para influenciar mudanças, Iris explicou que o Prêmio reconhecerá produções de jornalistas que “tratem de temas específicos sobre população negra de forma qualificada”.  Com inscrições abertas em todas as mídias até o dia 31 de julho, a iniciativa distribuirá R$ 35 mil em prêmios para sete categorias (Mídia impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros).
Imprensa participa
Em Cuiabá, o evento no Misc contou com a presença de vários veículos de comunicação, dentre eles, o Jornal A Gazeta, MidiaJur, RDNews, Rádio CBN, além de assessores de imprensa de entidades do movimento social. Também compareceram a Comissão de Defesa da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional MT (OAB-MT), o Fórum de Capoeira, além da Superintendência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de MT.
A atividade foi organizada pela recém-criada Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Mato Grosso, do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), em parceria com a Cojira-Rio, promotora do concurso. Teve apoio do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cuiabá, do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune-MT) e do movimento Resistência Popular.
Informações: (21) 3906-2450
Fale conosco: premioabdiasnascimento@gmail.com
Por: Everaldo Galdino e Cojira-Rio
Fotos: Mariana Freitas/Caio Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!