terça-feira, 9 de julho de 2013

Preparativos para a Conapir

A terceira edição da Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), acontecerá de 5 a 7 de novembro em Brasília-DF, com o tema: “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”. A previsão é de que reúna cerca de 1,4 mil participantes, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegados. 

Mas, antes, cada estado precisa realizar as etapas municipais ou regionais, e, a etapa estadual até o dia 30 de agosto. Para facilitar a execução dos trabalhos, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) disponibilizou para consulta e download, o Manual de Orientações da III Conapir, acesse: http://www.seppir.gov.br/iii-conapir/documentos/manual-de-orientacoes-da-iii-conapir/view

Outro ponto importante foi a convocação realizada ao Movimento Social Negro, onde lideranças de vários estados se reuniram nos dias 06 e 07/07, em Brasília, para discutir a conjuntura do país e as pautas prioritárias para a Conapir. O encontro trouxe debates sobre o enfrentamento à violência contra a juventude negra, a violação de direitos da mulher negra e a importância da democratização da comunicação para o enfrentamento do racismo; além dos direitos da população carcerária - majoritariamente negra - e a permanência do racismo como estruturante das relações sociais no Brasil. 

Também serão promovidas plenárias de povos ciganos, comunidades de tradições de matriz africana e quilombolas; seminários temáticos em seis capitais das cinco regiões; e ainda, foi programada uma videoconferência restrita aos membros das comissões organizadoras estaduais. Essa atividade envolverá as 27 unidades da federação no dia 10 de julho, de 14h às 18h, nas sedes do SEBRAE, e, tem como objetivo apresentar a metodologia e as orientações para o trabalho realizado por elas e coletar informações sobre o processo de organização das etapas estaduais. 

Vamos em frente, os debates e propostas são importantes, mas temos que lutar todos os dias para as resoluções saírem do papel. Axé! 


Alagoas
No dia 04 de julho, teve a primeira Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, que ocorreu no município de Água Branca e reuniu cerca de 240 pessoas, representando toda a região do Sertão e bacia leiteira. 

Participaram da atividade na condição de palestrantes e para subsidiar o debate: Geraldo Majella, Superintendente dos Direitos Humanos (Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos); a jornalista Valdice Gomes (diretora do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, presidente do Sindjornal e integrante da Cojira/AL); Edson Bezerra, professor em Antropologia na Uneal; Zezito Araújo, técnico pedagógico da Secretaria de Estado da Educação e Coordenador do Curso de História do Cesmac; e Arisia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas. 

De acordo com a Comissão Organizadora Estadual da conferência em Alagoas, as conferências regionais têm como objetivos: propor, avaliar e discutir os avanços e desafios da política municipal em defesa dos direitos de todas as etnias vulneráveis ao preconceito racial, social, cultural, religioso e todas as formas de intolerância. A próxima etapa será no dia 18 de julho, na cidade de União dos Palmares, destinada à população de toda Zona da Mata alagoana. 



Fonte: Coluna Axé - 257ª edição – Jornal Tribuna Independente (09 a 15/07/2013)
Editora: Helciane Angélica (Com informações da Ascom–Seppir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!