terça-feira, 11 de setembro de 2012

Simpósio Afro Alagoano

No dia de 21 de setembro, às 8h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, localizada no centro de Maceió, terá o Simpósio Afro Alagoano para discutir os altos índices da violência e mortalidade da juventude negra no Brasil, principalmente, no Estado de Alagoas.

Na programação, serão discutidos o Estatuto da Igualdade Racial, o Conselho Estadual da Igualdade Racial e o Plano Nacional de Enfrentamento à violência contra a juventude negra que será oficialmente lançado em novembro, mas, o projeto piloto será implantado em Alagoas no dia 27 desse mês, local e horário ainda a serem definidos.

Atualmente, de acordo com o Mapa da Violência no Brasil, o perfil das vítimas assassinadas são homens, negros e jovens (15 a 29 anos), com uma média de 4 a 7 anos de estudo, e o Estado de Alagoas é onde mais se morre. Dos 135 municípios mais violentos no país, quatro são alagoanos: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares. E segundo Mônica Oliveira, Secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Seppir, “os assassinatos dos jovens negros estão fazendo um verdadeiro ‘buraco’ nos dados da Densidade Demográfica do país”.

O Plano terá quatro eixos: Desconstrução da cultura da violência; Inclusão e Garanta de Direitos; Transformação de Territórios; e Aperfeiçoamento das instituições – prever ações diversas como: campanha de sensibilização; formação de jovens agentes da paz; ampliações no programa Escola Aberta; promoção de usinas culturais; formação de servidores públicos e agentes de segurança; enfrentamento do racismo em instituições; dentre outros. 

É chegado o momento de ampliarmos a discussão e, principalmente, garantir a efetivação de políticas públicas, e os segmentos afros precisam se envolver mais nesse processo. Precisamos dar um basta em tanta violência! Axé!

Fonte: Coluna Axé - nº216 - Jornal Tribuna Independente (11.09.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!