terça-feira, 25 de setembro de 2012

Juventude Viva


Nessa quinta-feira (27.09) às 11h, no Centro de Convenções de Maceió, terá o lançamento do Plano Juventude Viva em Alagoas, fruto de uma intensa articulação  entre Governo Federal, Estados, Municípios e Sociedade Civil  para enfrentar a violência contra a juventude brasileira, especialmente os jovens negros, principais vítimas de homicídio no Brasil. 

De acordo, com ofício-convite recebido por email, assinado por Gilberto Carvalho, Ministro de Estado-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, o “Plano reúne ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens; oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência nos territórios violentos; e aprimoramento da atuação do Estado por meio do enfrentamento ao racismo institucional e sensibilização de agentes públicos para o problema”. 

Na primeira fase, o Governo Federal, em parceria com o Estado de Alagoas e municípios,  fomentará ações  voltadas à juventude  nas áreas do  trabalho,  educação,  saúde, acesso à justiça, cultura e esporte nas cidades de Maceió, Arapiraca, União dos Palmares e Marechal Deodoro – cidades alagoanas que possuem os dados mais alarmantes. 

Trata-se de um projeto que complementará o Plano Brasil Mais Seguro, em implementação pelo Ministério da Justiça há três meses no Estado. Segundo dados apresentados pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), 83% dos homicídios que acontecem em Alagoas têm como vítimas os negros. “O negro aqui tem 1000% maior de chance de morrer quando comparado a um branco”, disse o ouvidor nacional da Seppir, Carlos Alberto de Souza. 

Bom, essa é mais uma oportunidade dos segmentos afros se unirem, exaltarem suas vozes e garantirem presença nesse importante momento sócio-político-cultural no combate da violência e preconceito. Vamos juntos, lutar em prol da paz e respeito. Axé!


Fonte: Coluna Axé - nº218 - jornal Tribuna Independente (25.09.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!