terça-feira, 8 de maio de 2012

Uneal realiza noite afro especial referente ao Projeto Xangô Rezado Alto


Mãe Vera, Clébio Araújo, Jairo Campos e Pai Elias



A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizou mais uma importante ação do projeto “Xangô Rezado Alto”, nesse sábado (05.05) no Centro de Convenções de Maceió. 

Foi lançada a Cartilha da Gira da Tradição, uma pesquisa sobre os saberes tradicionais utilizados e reproduzidos, de acordo com o pertencimento às diferentes linhagens étnicas com as quais se identificam – Ioruba, Gêge, Nagô, Ketu, Angola entre outras e intercâmbio de saberes entre as diferentes linhagens religiosas; o vídeo Gira da Tradição, que ilustra o pensamento das pessoas que fazem a manutenção da memória e do desenvolvimento das casas religiosas de matriz africana em Maceió; e o número especial da Revista Graciliano, editado pela Imprensa Oficial, que tratará de diversos aspectos do "Quebra de 1912".

O destaque da noite (foto), foi a entrega do I Prêmio de Incentivo Cultural para Comunidades Terreiros, que premiou com R$ 6.000,00 (seis mil reais), cada, a dois projetos: o “Maracatu nas Escolas”, da associação Hùnkpàmé Alàirá Izó; e os “Tambores de Minha Terra”, da Associação Cultural Tambores de Alagoas, que tem a Orquestra de Tambores como um de seus projetos mais reconhecidos. A premiação foi feita pelo Reitor e vice-reitor da UNEAL, Jairo Campos e Clébio Araújo, respectivamente, ao Pai Elias de Airá e a Mãe Vera. 

E para encerrar a programação em grande estilo, ocorreu a apresentação do espetáculo “1912: Orações e Vozes”, da Cia. de Dança Maria Emília Clark, que representou cem anos depois, os bailarinos contextualizam o estigma da intolerância religiosa aos Orixás, Voduns e Inquices; a história da rota da escravidão em Alagoas e suas repercussões na atualidade. 



Fonte: Cojira/AL com informações da Assessoria de Comunicação 
Foto: Keyler Simões/Cortesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!