terça-feira, 15 de maio de 2012

Coluna Axé completa quatro anos em Alagoas


Helciane Angélica destacando o papel da Cojira no Congresso Estadual de Jornalistas em Alagoas (Foto: Adriana Cirqueira - 2010)


É com muita honra que a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) informa que a Coluna Axé chegou a edição de nº200 e no último domingo (13.05), completou quatro anos de instalação na mídia alagoana. É editada de forma voluntária por Helciane Angélica Santos Pereira: jornalista diplomada há cinco anos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), membro-fundadora da Cojira-AL, integrante do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e Coordenadora Nacional de Comunicação e Mobilização dos Agentes Pastoral Negros do Brasil (APNs). 

Desde o dia 13 de maio de 2008, é publicada semanalmente no Jornal Tribuna Independente/Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) ocupando meia página no formato stand e é composta por: editorial, notas informativas, curtas e fotos. Busca promover a consciência étnica e aborda a temática afro nos mais diversos setores, como: educação, cultura, religião, política, esporte, entretenimento, etc. 

O veículo representa um grande avanço na mídia alagoana, assim como, proporciona a divulgação das atividades dos segmentos afros, políticas públicas nas questões étnicorraciais, além de denunciar casos de racismo e intolerância religiosa. Também contribui diretamente para a auto-estima da população afro-alagoana e visa desconstruir os estereótipos destinados às pessoas de pele negra, assim como, sensibilizar os profissionais da comunicação sobre a não-utilização de termos racistas na mídia, a exemplo de: “lista negra”, “línguas negras”, “fase negra”, “magia negra”, “mercado negro”, “a coisa tá preta”, “buraco negro” (sem conotação científica), “samba do crioulo doido”, dentre outros. 

Na verdade, a Coluna Axé exalta durante todo ano que o povo negro quer liberdade e respeito até os dias atuais. Pois, infelizmente, o 13 de maio que é uma data emblemática no Brasil devido a possível libertação das negras e negros escravizados no Período Colonial (Abolição da Escravatura), é apenas mais um dia para ampliar as discussões e reflexões. Vida longa a essa importante iniciativa que é a Coluna Axé, pois “a felicidade do negro, é uma felicidade guerreira”.

Fonte: Cojira-AL/Sindjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!