terça-feira, 29 de maio de 2012

Mobilização Nacional


Ativistas de dezessete redes e organizações de diversos estados do Brasil (AL, BA, DF, MT, PB, PR, RJ, SP) realizam ontem (28.05), a Mobilização pela promoção dos direitos das mulheres e redução da morte materna. A ação marcou o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo, cerca de 536 mil mulheres e meninas morrem por ano de complicações relacionadas à gestação e ao parto, isto é, são mais de 1.400 mortes por dia. E no Brasil, a morte materna é uma das dez principais causas de óbito entre mulheres de 10 a 49 anos, e 90% dessas mortes poderiam ser evitadas com informação e atendimento adequado. Segundo a professora Angela Bahia, “a mortalidade materna não é apenas um dado estatístico.Tem nome, rosto e história, atinge muitas mulheres pobres e negras. E em Alagoas,os índices são altíssimos. É preciso garantir o acesso universal à informação, ações e serviços de saúde principalmente sexual e reprodutiva”, destacou. 

A mobilização nacional pela Promoção dos Direitos das Mulheres e Redução da Morte Materna é realizada desde 2009, contou este ano com atividades diversas como: seminários, oficinas, rodas de conversas e debates até a organização de marchas com distribuição de materiais relacionados aos temas. Em Alagoas, teve distribuição de material informativo e preservativos no Calçadão do Comércio em Maceió. Foi uma realização do Fundo de População das Nações Unidas e contou com a parceria do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro da Universidade Federal de Alagoas (Neab-Ufal); Programa UNIVERSIDAIDS; Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; Secretaria de Estado da Saúde; Instituto Zumbi dos Palmares; e da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL). Outras informações: reducaomortematerna@gmail.com / 9912-9171 (Professora Angela Brito).


Mulheres
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) recebe até a próxima quinta-feira (31.05), as propostas para financiamento de projetos relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres e à promoção da autonomia. As propostas devem observar o valor mínimo de R$ 100 mil para os serviços comuns e de R$ 250 mil para as obras e serviços de engenharia. Após o encerramento dos editais, os projetos serão analisados por uma comissão técnica, de acordo com a política traçada no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e estabelecida no Plano Plurianual 2012/2015. Acesse: www.spm.gov.br.



Fonte: Coluna Axé - nº222 - jornal Tribuna Independente. (29.05.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!