quarta-feira, 30 de maio de 2012

Parabenizações às cojiranas comendadeiras

Foto: Kizze Gomes

Na última sexta-feira (25.05), as integrantes da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL), Helciane Angélica Santos Pereira e Valdice Gomes da Silva foram agraciadas com as comendas Dandara na Câmara Municipal de Maceió. A sessão solene ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maceió e foi proposta pelas vereadoras Fátima Santiago (PP), Silvânia Barbosa (PPS) e Tereza Nelma (PSDB). 

Helciane é jornalista diplomada há 5 anos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal); editora da Coluna Axé há 4 anos, que é publicada semanalmente no jornal Tribuna Independente; membro do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e em abril foi recém-eleita Coordenadora Nacional de Comunicação e Mobilização dos Agentes Pastoral Negros do Brasil. No jornalismo já trabalhou como: diagramadora do jornal semanário Alagoas em Tempo; repórter do site Alagoas em tempo real; assessora de imprensa em eventos, inclusive, de segmentos afros; assessora de comunicação da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL). E atualmente executa a função de assessora de comunicação/assessora parlamentar da vereadora Fátima Santiago (PP).

Já Valdice Gomes, atua como jornalista desde 1979. Atualmente é a Presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), encontra-se no segundo mandato, é a segunda mulher e a primeira negra a assumir essa função, além de ser diretora da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj). Diretora do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô.  Atuou na articulação da criação da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) e representa a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira/Fenaj) no Conselho Nacional de Políticas pela Igualdade Racial (CNPIR) da Secretaria de Políticas de Promoção à Igualdade Racial. No jornalismo já trabalhou em vários veículos de comunicação como: revisora, repórter da editoria de geral, pauteira, chefe de reportagem, e ainda, como assessora de imprensa em órgãos públicos. 


A Comenda Dandara é o Decreto Legislativo de nº 454, de 17 de novembro de 2009, que é concedida a instituições públicas e privadas, nacionais e locais, assim como a personalidades, inclusive in memorian, em reconhecimento à sua significativa contribuição nas ações relativas a luta pela Diversidade Étnicorracial no âmbito do município de Maceió.



Confira abaixo as mensagens de parabenizações que chegaram no email da : cojira.al@gmail.com.


Caras Valdice e Helciane Angélica, ambas guerreiras alagoanas das terras palmarinas.

Justa homenagem que, nada mais é, do que a constatação da realidade da luta de vocês por um fazer jornalístico de qualidade.
Parabéns! 
Sandra Martins - Cojira-Rio/SJPMRJ

Parabéns às comendadoras Valdice e Helciane. Abração.
Flavio Carrança Cojira/SP

Parabéns Helciane e Valdice,Reconhecimento público do trabalho desenvolvido junto  à Cojira Alagoas.
Jeanice Ramos - Núcleo de Jornalistas Negros do Rio Grande do Sul

Salve Valdice e Helciane!Parabéns pelas comendas.
BjosJuliana Nunes - Cojira/DF


Valdice e Helciane serão, sem dúvida, as mais bonitas comendadoras alagoanas !!!!!!!!!!!!!!!!!
Saudações,
  
Miro Nunes - Cojira/RJ

Beleza, beleza, beleza!Parabens Valdice e Helciane....e muito axé!
Ana Alakija - Cojira/BA

Aqui na PB a Câmara só homenageia negros/negras MORTOS/AS. 
É bom ver nossos ativistas serem reconhecidos ainda em vida pelo que estão fazendo em prol do nosso povo.Valdice e Helci merecem, certamente, as comendas e outras homenagens da sociedade alagoana!
Axé Maceió!
          Dalmo Oliveira - Jornalista da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!