terça-feira, 20 de setembro de 2011

Miss Universo


Nesses 60 anos do Miss Universo, quatro negras foram eleitas as mulheres mas bonitas do planeta! Foram elas (da esquerda para direita): Janelle Commissiong, Miss Trinidade e Tobago, aos 24 anos, foi a primeira negra a conquistar a premiação em 1977; no ano de 1998, Wendy Fitzwilliam, aos 26 anos, também de Trinidade e Tobago; em 1999, foi a vez da Miss Botsuana, Mpule Kwelagobe, a jovem de 19 anos; e agora, a Miss Angola Leila Lopes, com 25 anos.



Na segunda-feira passada (12.09) aconteceu primeira vez no Brasil o concurso internacional de beleza Miss Universo 2011, com transmissão ao vivo pela TV Bandeirantes e a NBC Universal, emissora americana que detém os direitos do concurso, exibiu em alta definição para cerca de 200 países. Ao todo foram 89 candidatas representando seus países, sendo umas 17 negras. Apenas, Leila Lopes, a Miss Angola foi a única negra classificada para participar da parte eliminatória composta por 17 participantes.

Com sua simpatia, sorriso envolvente e corpo escultural... conquistou muitos admiradores, inclusive, milhares de brasileiros que fizeram questão de exaltar sua preferência nas redes sociais em tempo real. E ela foi a grande vencedora, além da coroa, ganhou um ano de curso na New York Academy, além de despesas pagas como Miss Universo, acomodação de luxo em Nova York, viagens pelo mundo representando patrocinadores e ONGs e serviços de beleza e estética.

Agora, ela passou a ser conhecida como o “Diamante Negro da Angola” e pretende ampliar os trabalhos sociais que já se dedicava, principalmente, ao público juvenil e no combate às drogas. Sobre o engajamento na luta contra o preconceito racial, foi categórica: “Felizmente, o racismo não me atinge, pois são as pessoas racistas que tem um problema, as pessoas que ainda o têm deveriam procurar ajuda, pois não é normal pensar dessa forma em pleno século XXI. Devemos nos respeitar, independente do sexo, cor ou classe social".

Uma semana antes da competição, um site internacional que se define nacionalista branco e possui adeptos do ditador nazista Adolf Hitler fez ataques racistas e preconceituosos, postaram fotos das concorrentes do Miss Universo 20110 e links sobre elas com ofensas racistas às negras, afrodescendentes e mestiças. Também teve insultos às européias, colocando em xeque o "grau de pureza" racial das garotas, levando-se em conta a opção religiosa delas e questionamentos se elas são realmente brancas pelo fato de algumas não terem olhos azuis e cabelos loiros.

Esse não foi só mais um concurso de beleza, e sim, mais um paradigma que é quebrado. A beleza negra que durante muitos anos era vista por muitos como algo exótico ou até mesmo inexistente, passa a romper estereótipos e mostrar às meninas negras de todo o planeta que elas também podem e devem se sentir bonitas, tem potencial para seguir qualquer carreira e que devem seguir seus sonhos. A luta ainda é árdua, mas... sim, nós podemos!


Fonte: Coluna Axé - nº168 - Tribuna Independente (20.09.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!