segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fundo Rotativo Solidário da Economia do Negro é lançado nesta segunda

O lançamento acontece a partir das 16 horas, no Mercado dos Pinhões. No mesmo evento será assinado convênio com Banco do Nordeste


Nesta segunda-feira (12), às 16 horas, acontece o lançamento do Fundo Rotativo Solidário do Fórum da Economia do Negro, no Mercado dos Pinhões. No mesmo evento, será assinado um convênio com o Banco do Nordeste para o repasse de recursos financeiros, totalizando mais de R$ 100.000,00, que beneficiará 13 grupos produtivos de afrodescendentes organizados no Fórum.

O evento terá a presença do secretário de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), Demitri Cruz, do coordenador da Política de Igualdade Racial da SDH, Luiz Bernardo, representantes do Banco do Nordeste do Brasil, representante do Comitê Gestor Nacional dos Fundos Rotativos Solidários, Cristina Gusmão, e demais convidados ligados ao tema.

O Fórum Economia do Negro conta com a participação de 172 negros e negras já cadastrados, constituindo-se como um espaço institucional de articulação de interesses da sociedade civil e Estado com ênfase na população negra (pretos e pardos), para discutir o desenvolvimento econômico e social com base no recorte étnico racial.

Fortaleza é a primeira cidade a organizar um fórum para discutir o empreendedorismo social com recorte racial, com o protagonismo dos afrodescendentes, de modo a acentuar a participação direta de iniciativas econômicas de negros e negras, adotando os princípios da economia solidária.

O Fundo Rotativo Solidário é uma metodologia de finanças comunitárias desenvolvida pelo BNB, que será aplicada no fortalecimento da organização comunitária de grupos produtivos do Fórum Economia do Negro, tais como: Cultura, Artesanato, Beleza Negra, Comunicação e Reciclagem.

Lançamento do Fundo Rotativo Solidário do Fórum da Economia do Negro e Assinatura de Convênio com Banco do Nordeste do Brasil

Data: segunda-feira, 12 de setembro
Horário: 16h às 18h
Endereço: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas – entre as Ruas Nogueira Acioly e Gonçalves Ledo) – Aldeota- Fortaleza (CE).

Programação:
16h: Feira de Economia Solidária do Fórum da Economia do Negro
16h: Abertura – Orquestra de Berimbaus do CECAB
16h: Mesa: Secretaria de Direitos Humanos, Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Banco do Nordeste do Brasil, Centro Cultural Capoeira Água de Beber e Comitê Gestor Nacional dos Fundos Rotativos Solidários.
17h: Ato Solene Assinatura Convênio com o BNB
Mistica Caravana Cultural
17h20: Lançamento oficial do hino do Fórum da Economia do Negro pela Cia Bate Palmas, do Conjunto Palmeiras
17h30: Apresentações culturais: capoeira, maculelê, samba de roda, coco de roda, maracatu cearense e afoxé.
18h: Encerramento.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (3131-1698)

www.fortaleza.ce.gov.br/sdh

Jornalistas
Roberta França (8814-8091)
Carol Costa (8121-8211)
Jack de Carvalho (9964-2271)
Publicitária
Ana Danielle (8781-8812)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!