sexta-feira, 25 de junho de 2010

Quilombolas contam como escaparam da enchente em jaqueiras

Foto: Glauco Araújo/G1)



"Em 70 anos vivendo nessa comunidade, essa foi a primeira vez que vi algo parecido. A destruição foi total e rápida demais.” Essa foi a maneira que o aposentado Antonio Nunes, 70 anos, encontrou para contar, com os olhos cheios de lágrimas, a sensação de ter perdido a casa com a chuva de sexta-feira (18) para sábado (19), em União dos Palmares (AL). Para conseguir escapar da água, 56 integrantes da comunidade quilombola Muquém subiram em duas jaqueiras e no telhado de uma casa para sobreviver.

No estado, foram confirmadas 34 mortes causadas pela chuva desde a semana passada. Em Pernambuco, foram 17 óbitos. Com isso, o número de mortes nos dois estados chega a 51.
Antonio Nunes disse nunca ter visto enchente tão forte em 70 anos de vida.


Todos os integrantes da comunidade quilombola chegaram a ser considerados desaparecidos pela Defesa Civil de Alagoas desde sábado. Eles só foram localizados na terça-feira (22), quando integrantes do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e da Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) foram ao local, de helicóptero. “Temíamos o pior, mas conseguimos encontrá-los com vida. Alguns chegaram a ficar até 18 horas sobre as árvores”, disse Adriano Augusto de Araújo Jorge, presidente do IMA.
saiba mais



Na região, apenas oito das 90 casas que existiam na comunidade ficaram de pé. Outras 50 foram completamente destruídas e as outras estão condenadas. “Não há mais como reconstruir as casas no mesmo local”, disse o secretário Alex Gama.

O quilombola Aloísio Nunes, 65 anos, disse que não teve tempo de escolher em qual árvore subir e se proteger. “Subi com meus parentes e ficamos agarrados na jaqueira, até a água baixar, a cerca de meio metro de altura. Era madeira boiando, móveis, tudo que tinha por perto foi arrastado pela água.”

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!