sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ministro Elói envia ajuda aos Remanescentes dos Quilombos, vítimas das enchentes em Alagoas

por Arísia Barros


Por determinação de Elói Ferreira, Ministro Chefe de Estado de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, o representante das políticas para Comunidades Tradicionais, da SEPPIR, Alexandro da Anunciação Reis virá a Alagoas verificar in loco as conseqüências das enchentes, uma das piores ocorridas em Alagoas, no território das comunidades dos Remanescentes dos Quilombos.

No município de Viçosa, duas comunidades atingidas, serão inspecionadas: Sabalangá, surgida, no século 17, a partir de escravos livres é uma das mais antigas povoações de Viçosa, no vale do Paraíba alagoano e a comunidade do Gurgumba, onde moram aproximadamente 30 famílias que vivem da agricultura, da pesca as margens do rio Paraíba do Meio,no município de Viçosa e de Muquém, em União dos Palmares.

Segundo, o ministro-chefe de estado, Elói: “o momento agora é de fazer balanços dos prejuízos para que numa ação integrada e articulada de vários setores, possamos fazer todo o necessário para suprir as comunidades quilombolas no processo de reestruturação”.
Alexandro complementa a fala do ministro-chefe ”levando em conta a sustentabilidade ambiental, resgate cultural e o fortalecimento da cultura quilombola, assegurando ainda, seu direito à questão da territorialidade e da identidade étnica, como um fator fundamental para a construção da própria identidade do grupo”.


Visita
Alexandro da Anunciação Reis chegará, na manhã de sexta-feira, 25, ao aeroporto Zumbi dos Palmares, lá será recepcionado pela secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Marluce Caldas,Prefeito de Viçosa, Flaubert Filho e a coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros que o acompanhará às áreas das comunidades atingidas.

Segundo Alexandre a visita as comunidades atingidas servirá como base para planejamento de ações que visam a recuperação e sustentabilidade das comunidades em questão.

Fonte:http://www.cadaminuto.com.br/blog/blog-raizes-da-africa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!