quinta-feira, 24 de junho de 2010

Desparecidos são encontrados no povoado Muquém

Anteriormente, acreditava-se que os descendentes diretos do Quilombo dos Palmares tinham sido dizimados pelas chuvas

Por: Júlio Cezar


O governo do Estado intensificou, nesta quarta-feira(23), as buscas de pessoas desaparecidas nas regiões atingidas pelas enchentes nos Vales do Paraíba e Mundaú. O resultado foi a descoberta de 50 remanescentes quilombolas da comunidade de Muquém, em União dos Palmares. Eles foram dados como desaparecidos pela Defesa Civil, e graças às buscas, os sobreviventes da enchente foram encontrados curiosamente em cima de duas jaqueiras da região.

Os quilombolas foram encontrados pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alex Gama; e pelo diretor presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, e equipe.

“A notícia é animadora. Os 50 quilombolas perceberam o aumento do nível das águas do rio Mundaú, que passa próximo a comunidade, e buscaram refúgio em duas jaqueiras nas proximidades”, conta Gama.

“Eles relataram que uma parte buscou abrigo numa árvore, enquanto o restante subiu em outra”, acrescenta o secretário, alegando que a localização dos remanescentes quilombolas só foi possível após a diminuição do nível das águas do Mundaú.

Muquém – conhecida pela diversidade e criatividade do artesanato dos descendentes quilombolas, como as peças ornamentais e utilitárias de barro moldada a mão pelos hábeis artesãos, além de produtos a partir da fibra, palha da bananeira e da taboa.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!