domingo, 13 de junho de 2010

Exposição apresenta um novo olhar sobre o antigo lixão da Capital


Fotos exibidas foram tiradas pelos próprios jovens da comunidade

Renato Buarque - Repórter



Foto: R. BUARQUE
Imagens da mostra
Vai até amanhã, na parte da expansão do Maceió Shopping a Exposição Guerreiros da Vila Emater. A mostra exibe imagens da comunidade do antigo lixão da Capital, apresentando um novo olhar sobre a realidade das pesoas caretes que vivem naquele local, na maioria das vezes em condições sub-humanas de habitabilidade.

Muita gente não sabe, ou fecha os lhos para essa realidade, mas se a situação dessas famílias era crítica com o lixão em operação com a saída da rtotatividade de entulhos do local a vida dessas pessoas que viviam dos restos que produzimos ficou ainda pior.

Pensando nisso, um dos principais objetivos dessa mostra é fazer com que a população da Capital coopere com a causa daqueles catadores de lixo e se engaje ao movimento, para que o Legislativo Municipal possa aprovar a Lei de Coleta seletiva de lixo em Maceió.

Essa seria a única forma de digniicar o trabalho desses catadores, hora desempregados, uma vez que assim a profisão passaria a ser regulamentada na Capital, fazendo com que esses homens e mulheres, muito trabalhadores, diga-se de passagem, possam ter seus empregos garantidos.

É bom lembrar, que a maior parte dessas pessoas que subexistem dolixo seuquer terminaram o Ensino fundamental e portanto, não dispõem de conhecimento em nenhuma outra área, que lhes pudesse dar um emprego viável. Eles só sabem catar entulho.

O trabalho na Vila Emater II é desenvolvido pela Organização Não Governamental (ONG) Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), que tenta dinamizar a vida desses catadres de lixo, dando noções de cooperativismo e ofertando cursos de capacitação profissional.

Foto:
Mostra no Maceió Shopping
Para exemplificar o belo trabalho desenvolvido pelo Ceasb, os jovens da comunidade foram submetidos a um curso de fotografia, o que redundo nas fotos que estão sendo expostas no Maceió Shopping.

A ONG ainda oferece cursos de reaproveitamento de garrafas pet, aquelas usadas em refrigerantes e congeneros, oficinas de corte e costura, além de serigrafia. Com isso os moradores tem outras perspectivas de emprego, que não o lixo.

Mas, o principal foco da ONG é dinamizar o trabalho de cooperativismo na área, fundando a Copvila, uma cooperativa dos catadores de lixo da Vila Emater. Essa seria uma outra forma, diga-se de passagem viável, para que em uma organização consolidade, os trabalhadores também possam dinamizar os trabalhos.

Segundo Helcias Pereira, um dos membros diretivos do Ceasb, muito precisa ser feito, mas os trabalhos da ONG já começam a surtir efeito na Vila Emater.

Foto:
Helcias Pereira falou sobre a importância do trabalho da ONG
"Essa exposição já é um fruto do nosso trabalho e nós ainda vamos fazer muito mais. A perspectiva é de uma melhora constante", disse Pereira.

O Ceasb sobrevive basicamente de recursos advindos do Poder Público, seja Estadual, ou Municipal, mas a ONG está aberta à doações. Quem quiser colaborar de maneira mas substancial deve entrar no site http://www.ceasb.org.br e se informar sobre como ajudar.

Outro detalhe deve ser levado em conta, muito dos que viviam do antigo lixão, hoje não têm equer o que comer, o material que lá está depositado está ainda mais imprestável e por isso, urge que algo seja feito

Agora, a exposição será levada ao calçadão do Comércio, onde o trabalho será devidamente divulgado. Ainda estão previstas apresentações culturais para o evento.


FONTE: http://www.melhornoticia.com.br/index/?head=noticia.mht&node=mn26672 (11/06/10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!