terça-feira, 2 de julho de 2013

Futebol e racismo

O crime de racismo pode ocorrer em qualquer lugar e a vítima pode ser pobre, rica, famosa ou não, e, independe de gênero ou crença religiosa. E, infelizmente, atitudes humilhantes e preconceituosas são cada dia mais comuns no esporte, especialmente, em jogos de futebol onde já foram registrados casos como: músicas com teor racista por parte da torcida; arremesso de bananas no campo; cusparada no rosto e ser chamado de macaco; e já teve jogador que comemorou o gol com saudação nazista.

O Comitê Executivo da Uefa aprovou em maio, punições mais duras para casos de racismo no futebol europeu, com uma suspensão mínima de 10 partidas a quem apresentar comportamentos racistas nos campos de futebol, sejam jogadores ou dirigentes dos times. E no caso de ocorrer ato racista nas arquibancadas em partidas da Uefa, a primeira punição para as equipes não será apenas uma multa, mas o fechamento parcial do estádio. Se persistir o comportamento, o estádio será fechado completamente, ficando sem a presença de público e será imposta uma multa de US$ 50 mil. 

Já a FIFA, durante o seu 63º Congresso da entidade aprovou uma nova resolução contra o racismo: a primeira infração resultará em advertências, multas ou partidas com portões fechados. No caso de reincidência ou infração grave, haverá redução de pontos, exclusão da competição ou, no caso de um clube, queda para divisão inferior. 

Também tem realizado ações de conscientização com jogadores e público, a exemplo do aconteceu na Copa das Confederações encerrada nesse domingo (30.06), onde o Brasil foi o grande vencedor, foi lançado o tema social da Copa do Mundo 2014: “Por um Mundo Sem Armas, Drogas, Violência e Racismo”. Na abertura de cada jogo, foi exibida uma faixa com esta frase; e nas quartas de final e semifinais, os capitães de cada equipe leram as frases: 1) "Em nome da seleção, declaro que rejeitamos qualquer tipo de discriminação, seja racial, de gênero, origem étnica, religião, sexualidade ou de outra natureza", e, 2) "Se trabalharmos juntos, podemos conseguir. Diga não à discriminação! Diga não ao racismo!". 

Pois é, esporte representa saúde, alegria e paz ... e ainda, deveria simbolizar respeito. Vamos em frente, a luta por igualdade continua em todos os setores!


Fonte: Coluna Axé - 256ª edição – 02 a 08/07/2013 – Jornal Tribuna Independente.
Editora: Helciane Angélica - Cojira/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!