sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Comunidade quilombola de Traipu inaugura Biblioteca Digital Comunitária


Na comemoração 22º aniversário da Associação do Povoado Mumbaça

Por Clara Cavalcante

A Comunidade quilombola do Povoado Mumbaça, em Traipu comemora o 22º aniversário da Associação Clube de Jovem Senhor dos Pobres do Desenvolvimento Quilombolas do Povoado Mumbaça - ACJSPDQPM, com campeonato de futsal e inauguração de Biblioteca Digital Comunitária, neste final de semana.

Como parte da programação festiva está acontecendo, no Povoado um Campeonato de Futsal masculino e feminino, exclusivamente para a garotada que está na faixa etária dentro da categoria - sub 13 e 18 e que sejam moradores da comunidade quilombola.

A semifinal e a final dos jogos acontecem na quadra de esporte, a partir das 14 horas, do próximo sábado (20) e durante todo o domingo (21). A premiação aos campões, com troféus e medalhas está prevista para iniciar às 17horas. A festa segue com a inauguração da Biblioteca Digital Comunitária Quilombola João Hélio, onde será servido um coquetel e finalizando com apresentação teatral e show, com banda de música.

Segundo o presidente da Associação e da Coordenação Estadual de Quilombolas, Manoel Oliveira, ‘Bié’ como é conhecido, a biblioteca comunitária funcionará com quatro computadores e impressoras, doados por ele, que estarão à disposição de todos os estudantes, professores e toda comunidade interessada. Os serviços exclusivamente voltados para pesquisas e consultas serão gratuitos e o acesso se dar após o cadastramento do usuário.

De acordo com líder da comunidade Mumbaça, a biblioteca conta com acervo de livro, revistas e jogos doados, além do acesso a internet. Este é o primeiro passo que a comunidade necessita e deseja conquistar para crescer e desenvolver melhor o conhecimento em relação a sua origem. “O objetivo da biblioteca é resgatar não só as raízes, como também trazer educação e desenvolvimento das nossas comunidades quilombolas”, destacou Bié.

A associação solicita ajuda dos empresários locais, além do governo estadual e municipal, para dar continuidade ao processo dos trabalhos da biblioteca. Qualquer ajuda como, móveis, material de papelaria, cartuchos e computadores e etc., serão bem vindos para prestar o melhor serviço à comunidade que é carente. Nesta ocasião, a associação conta como apóio da Prefeitura do município de Traipu para a festa de inauguração.



Segue a Programação:

SÁBADO- 20/08/2011 - às 14h30min

Local: Quadra de Esporte de Mumbaça

Partida de Futsal

Futebol Boys x Pó de Guaraná
CSE X SÓ CANELAS

DOMINGO
Dia 21/08/2011 – Manhã

Local : Quadra de Esporte de Mumbaça

Partida de Futsal as 07:30h  – Time feminino
Mumbaça x Urucu

Ás 09 h- Time Masculino

Esporte Mumbaça x Futebol Boys Jr

Ás 15 h- Futebol Boys X Pó de Guaraná

CSE X SÓ CANELAS

Ás 17 h Premiação

As 17:20h Inauguração da Biblioteca Comunitária Quilombolas João Héllio
Patrono: ENORQ BARROS

Às 18 h-Coquetel de Inauguração e Apresentação Teatral e Show.

--
Clara Cavalcante
Assessora de Comunicação
Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral)
http://www.iteral.al.gov.br
Fone: (82) 8867-6421

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!