domingo, 2 de agosto de 2009

Procuradoria arquiva "piada do King Kong" de Danilo Gentili

O MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo) arquivou nesta sexta-feira (31) o caso de suposto racismo envolvendo uma piada feita por Danilo Gentili no Twitter. O integrante do "CQC" (Band) comparou, em mensagem divulgada na internet, "macaco" com "jogador de futebol".

"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?", escreveu Gentili, na madrugada do último domingo (26). A procuradoria entendeu não haver na mensagem uma prática criminosa que demande medidas de um órgão federal, segundo sua assessoria de imprensa.

Em enquete realizada com leitores da Folha Online, a piada de Gentili também não foi considerada racista pela maioria dos votantes. Apenas um quarto dos internautas disse ver preconceito racial na declaração --mais de 11 mil votos foram contabilizados até a publicação desta reportagem.

Para o movimento negro, no entanto, a tirada foi inoportuna. "Desrespeitou todos os negros brasileiros e também a democracia. Democracia é você agir com responsabilidade", disse José Vicente, presidente da ONG Afrobrás.

O humorista do "Casseta & Planeta" (Globo) Hélio de La Peña engrossou a polêmica durante a semana, ao classificar de sem-graça a piada do colega da Band. "Não tenho problemas com piadas de qualquer natureza, desde que elas sejam engraçadas. Não foi o caso", escreveu La Peña em seu blog. "Associar o homem preto a um macaco não é novidade no anedotário e causa desconforto aos homens pretos."


Provocações


O comentário de Hélio de La Peña sobre a piada de Danilo Gentili deu origem a alfinetadas entre os integrantes do "CQC" e do "Casseta & Planeta".

Nesta quarta-feira (29), Gentili aproveitou seu perfil no Twitter para comentar piadas sobre negros feitas por alguns dos integrantes do programa da Globo no "Almanaque Casseta Popular nº 2". "Essas não incomodarão ninguém, pois não falam de futebolistas ou King Kong", escreveu o integrante do "CQC", dando o link para uma imagem da página com as piadas.

No mesmo dia, Rafinha Bastos, outro integrante do "CQC", também comentou o assunto. "O Danilo Gentili fez piada de preto e o La Peña não gostou. Devo parar de rir das piadas velhas de gaúcho que o Casseta faz?", disse o humorista, que é gaúcho.

Agora trocando farpas na web, integrantes do "Casseta" já foram vistos no "CQC". Neste ano, o próprio Hélio de La Peña foi entrevistado pela equipe do programa da Band durante um jogo de futebol no Rio de Janeiro.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!