domingo, 2 de agosto de 2009

Juventude Negra: Aberto edital para previnir a violência


Na semana passada, foi divulgado um estudo sobre o perfil dos adolescentes que mais morrem por homicídio no Brasil: são meninos, negros e moradores de favelas ou de periferias dos centros urbanos, que também possui forte relação com o tráfico de drogas.

A pesquisa foi realizada pelo Observatório de Favelas, pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) – afirma que o risco de ser assassinado no Brasil é 2,6 vezes maior entre adolescentes negros do que entre brancos. Também indica que, para adolescentes do sexo masculino, o risco de ser assassinado é 11,9 vezes maior se comparado ao de mulheres na faixa de 12 a 18 anos. O estudo traz apenas comparativos por cor e gênero e não apresenta os índices de mortes entre jovens negros, brancos, do sexo masculino e feminino.

Diante da gravidade dos dados e a necessidade de ampliar ações preventivas à violência, encontra-se aberto um edital até o dia 15 de agosto para prefeituras e estados buscarem apoio do Governo Federal no desenvolvimento de projetos voltados a jovens em situação de vulnerabilidade social e segregação familiar. Trata-se do Projeto Farol - Oportunidade em Ação, promovido pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) em parceria com o Ministério da Justiça, no âmbito do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), que destinará recursos de aproximadamente R$ 3,3 milhões até o final deste ano.

O objetivo é articular ações sociais para a prevenção da violência entre a juventude negra, especialmente nas 84 cidades que integram as regiões metropolitanas de 13 estados considerados críticos, com base no "Diagnóstico da incidência de homicídios nas regiões metropolitanas", produzido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Serão apoiadas as iniciativas para ampliação do acesso a oportunidades econômicas, sociais, políticas e culturais de jovens com idade entre 15 e 24 anos, que estejam em situação infracional ou em conflito com a lei, com baixa escolaridade, expostos à violência doméstica e urbana.

Oficina


A secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos realizará uma oficina de elaboração de projeto para o edital Projeto Farol, no dia 3 de agosto a partir das 9h no auditório da superintendência. A proposta é ter dois jovens por segmento afro e foi solicitada a parceria do Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal), para ajudar na convocação dos jovens capoeiras, religiosos de matriz africana, hip hop e outros grupos culturais. O objetivo da oficina é levantar demandas específicas no combate a violência, detectar a visão do jovem negro de Maceió, para colaborar com a instituição pública que concorrerá neste edital.


Nossos jovens precisam se sentir valorizados e terem oportunidades para uma vida melhor!

Fonte: Informações publicadas na Coluna Axé / Tribuna Independente - editada pela jornalista Helciane Angélica (28/07/09)
Foto: Arquivo / tirada por Helciane Angélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!