domingo, 2 de agosto de 2009

Alagoas e Bahia terão roteiro integrado no segmento étnico

Técnicos da Bahiatursa estão em Alagoas para conhecer pontos relacionados ao turismo étnico


A história e a cultura africana unem muitos Estados brasileiros e dão origem a diversos atrativos turísticos. Com foco nessa ideia, técnicos da Bahiatursa — Entidade de Turismo da Bahia — estão em Alagoas desde a quarta-feira (29) para realizar visitas em alguns pontos relacionados com o turismo étnico, como União dos Palmares, Santa Luzia do Norte, e o Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), em Maceió. As visitas acontecem até esta sexta-feira (31).

A intenção, segundo a secretária adjunta de Estado do Turismo, Danielle Novis, é a formatação de um roteiro integrado entre Bahia, Alagoas e Pernambuco no segmento étnico. “Os técnicos da Bahiatursa irão avaliar a viabilidade desse roteiro, que depois será formatado em conjunto com a Secretaria de Turismo de Alagoas e com o Estado de Pernambuco”, destaca.

O coordenador de turismo étnico afro da Bahiatursa, Billy Arquimino, explica que a ideia partiu da existência do voo diário da American Airlines, que liga Miami, Salvador e Recife, e traz inúmeros turistas afro-americanos, com interesse na cultura afro-brasileira. Billy avalia que Alagoas tem pontos muito atraentes para o roteiro, como a Serra da Barriga, berço da história da luta dos negros contra a escravidão, além do trabalho realizado pelo Guesb, localizado no bairro Vilage Campestre, em Maceió.

“Ficamos muito satisfeitos com as visitas técnicas e gostamos muito das ações desenvolvidas pelo Grupo Santa Bárbara e por sua responsável, Mãe Neide, tanto no lado cultural como no social. Além disso, tanto Maceió quanto União dos Palmares têm toda a estrutura para receber turistas, como meios de hospedagem, pontos culturais e gastronomia qualificada”, ressalta.

O próximo passo será a avaliação de todos os atrativos para a formatação do novo roteiro integrado, que poderá fazer parte de pacotes turísticos tanto para os americanos quanto para outros visitantes interessados. Será elaborado também um material promocional, com a participação dos três Estados envolvidos, para divulgação do roteiro para com foco no público afro-americano.


Fonte: Agência Alagoas / Fernanda Tognon - assessora de comunicação da Setur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!